Museu de Arte Sacra… Porque não?


nsp_andor.jpg Pretendo contribuir para criar um Movimento de Opinião Pública favorável à constituição de um Museu de Arte Sacra dedicado à Mãe Soberana que não esqueça os Conventos que se sabe terem existido em Loulé…

Por várias ocasiões afirmei a justeza de uma tal decisão: nas eleições autárquicas: nas Comemorações dos 450 anos da Ermida da Piedade e já neste blog, quando propus a aquisição da Casa da Moagem sita no Largo de São Francisco.

O turismo temático está em crescimento na Europa…, a valorização das exclusividades locais; a salvaguarda do acervo e muitas outras razões que contribuam para combater a saxonalidade e proporcionar recursos para a conservação e restauro do Património, são e serão opções que, no futuro darão frutos, gerarão empregos e promoverão a salvaguarda, conhecimento e respeito pela nossa identidade própria e única.

Inicio assim um novo debate que, espero, seja amplamente participado, mesmo polémico como são os grandes temas!

5 comentários

Filed under S. Sebastião

5 responses to “Museu de Arte Sacra… Porque não?

  1. Palma

    A ideia é de aplaudir. De qualquer forma era necessário fazer o espólio referente à dita arte por terras de Loulé. A igreja de S. Francisco que sofreu graves danificações com o tremor de terra de 1969 abriu ao culto após a remodelação, sem grande parte das talhas, quadros, imagens e outros materias que me parece terem vindo de conventos de Loulé, em tempos idos. Hoje não sei do paradeiro de tudo isso! Mas outras pessoas que não eu, serão capazes de identificar e localizar o acima descrito. Para começar, parabéns pela ideia. Aguardemos os próximos episódios quer levem ou não à concretização desse projecto seBASTIANICO. PALMA

  2. Palma; gosto de saber que conto consigo, mais um para desenvolver o trabalho de formação de opinião: Vamos falar disso ao vizinho, ao colega de trabalho, criaremos uma corrente de opinião!
    Quanto às questões do acervo, direi que ao que sei, a situação não é muito má, existem armazenados e cuidados muitos artefactos (alfaias), imagens e elementos pictóricos que podem integrar esse acervo. Como diz, são oriundos de diferentes Conventos e espaços de culto inactivados ou destruídos.
    A própria Mãe Soberana possui bantante objectos e documentos que justificam conveniente guarda e apresentação.
    O terreno que estou a ver para a instalação desse Museu é magnífico e será coerente com a devoção além de qualificar uma zona descaracterizada e promover a colocação de paineis de azulejo a ela dedicados e há décadas encaixotados. Disso, publicarei mais adiante… começemos o trabalho de “sapa”!

  3. Palma

    Fico satisfeito por saber que, afinal existem muitos artefactos, que poderão ajudar a que a instalação do Museu de Arte Sacra de Loulé possa vir a ser uma realidade. De uma pequena ideia o que não se pode realizar ! seBASTIão não fala em vão !!! ——–Palma

  4. Não falo em vão, Palma e não sou o único a achar, esta, uma boa iniciativa… continue a acompanhar e verá! Desculpe a falta de risos!

  5. Querido seBastião.

    Saúdo a ideia e subscrevo, embora que desconfiada relativamente aos assuntos da religiosidade.

    Já tive oportunidade de visitar museus de arte sacra e sinceramente, não surgiu em mim o tal click que despertasse um interesse especial sobre a temática.

    De qualquer forma não podia deixar de aqui vir expressar o meu apoio sobre uma iniciativa que admiro, pela sensibilidade revelada através do seu “canal” de comunicação, já que outro meio de divulgação lhe seria inacessível.

    Este é de facto um espaço que se preocupa com a sua terra e só por isso o saúdo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s