Pensamentos avulso, perguntas aos amigos…


ca3

Foto: webcam do "seBastião"

Este mês completaremos 4 anos de comunicação quase diária, mas:

– O uso desta ferramenta (Internet) não aumentou no país, por razões várias, sendo a maior delas a crise económica que nos atingiu;

– A mudança das escolhas eleitorais da Freguesia (compromisso do blog) só se poderá verificar em Outubro;

– O moderador deste sítio não consegue decidir qual o melhor caminho a seguir que lhe garanta mais participação cívica. Se ser agente político? Se ser observador atento e opinativo?

E estas dúvidas têm relação com a política!

Desde logo com o modo como a avaliamos e depois, com o julgamento que fazemos daqueles que nela se metem e o modo como a exercem… Não sendo temeroso (antes me julgando voluntarioso), encontro alguma dificuldade em descobrir como melhor poderei servir, nesta fase “estranha”, mas determinante da vida nacional, concelhia e da freguesia!

Ora, sendo pouco dado a “conversas de umbigo” e porque não foi em busca de “posição” que me meti nisto, não sendo já uma criança e gastando muito do meu tempo nesta tarefa, acho que mereço ter a vossa opinião:

1- Que fazer com  o “seBASTIÃO”?

2- O António Almeida deverá (voltar a) defrontar o Horácio Piedade?

3- Ser “político” eleito prejudica o credibilidade do meu blogue?

4- Será desta vez que S. Sebastião muda eleitoralmente?

Sei que nenhuma das questões é de fácil resposta, mas mesmo assim, poderão ajudar-me a tomar decisões.

Não vejam nestas perguntas uma retirada, mas sim, mais uma das minhas estratégias de acção!

17 comentários

Filed under Eleições, Loulé, Oposição, S. Sebastião, ssebastiao

17 responses to “Pensamentos avulso, perguntas aos amigos…

  1. anonimo

    Prof. Almeida, só tenho uma resposta, depois de todos o trabalho realizado, acho que se deve candidatar, caso contrario, nada fez sentido, porque falar todos falam, o dificil é chegar lá e depois colocar em pratica o que se diz! JV tem a obrigação de o convidar e voce tem a obrigação de aceitar! Candidate-se…!

  2. fura_cão

    Espero sinceramente que Vossa Exª não seja preterido em favor de alguém de melhores dotes vocais.
    Seria uma ingratidão por alguém que tem dedicado muito do seu tempo a uma causa, que embora bem ou mal foi feito com empenho e dedicação.
    Veremos Amigo Almeida se não será o Sr o grande vencedor das próximas eleições autárquicas qualquer que seja o resultado final.
    Só o tempo o dirá

  3. alex

    Espero que se candidate mas que junte a seu lado candidatos e apoiantes nas listas, que lhe possam proporcionar apoio e dêem aos eleitores mais segurança do que no passado. É preciso mudar porque já estou farta deste tipo de gestão da nossa terra. A gestão da palmadinha no ombro, facada nas costas. FORÇA!!!

  4. Foca

    Porque haveria de mudar o ” Sebastião” ? É um dos poucos blogs de intervenção politica e séria deste concelho. O Professor Almeida tem capacidade intelectual suficiente e não só para o lugar de Presidente da Junta de S. Sebastião. Apesar de ser uma freguesia minada há muitos anos por caciques do ppd e sendo um osso duro de roer nesse aspecto de qualquer modo vale a pena fazer o esforço. Só ganha com isso toda a Freguesia.

  5. Anónimo

    O Professor Almeida tem demonstrado ser um cidadão de corpo inteiro cujo principal interesse é o desenvolvimento da freguesia de São Sebastião e do concelho de Loulé. Para além disso, tem mostrado ter um espírito suficientemente livre para pôr o interesse geral dos cidadãos à frente dos interesses particulares de alguns. Quem se preocupa com a diversidade de questões que dizem respeito à vida de cada um de nós como o tem feito o professor Almeida, merece todo o nosso apoio.
    Cumprimentos e votos de continuação de boa praxis política.
    João Martins

  6. Palma

    O professor e ilustre bloguista da nossa praça, tem sobejas provas dadas de ser, além de bom professor, um homem que tenta estar a par do que de bem e de mal acontece na sua Freguesia. Desnecessário mesmo é dizer que seria um bom candidato às próximas eleições Autárquicas para S. Sebastião. Ao longo destes quatro anos demonstrou através deste seu blog e não só, ser um cidadão interveniente q. b. (sem demagogia barata) e com uma vontade firme de lutar sempre pelo progresso da dita Freguesia.

  7. Horta

    Este é sem dúvida o blog entre alguns no género, que mais luta por um Loulé mais positivo em muitos aspectos. O dinheiro a rodos não chega. É necessário ter ideias.
    Não é a Noite Branca que pode salvar um concelho mal governado . A Freguesia de S. Sebastião precisa há muito de alguém com uma forma de actuar diferente, que não seja mais um cacique ao serviço de determinados cidadãos. Que seja alguém com visão, cultura e vontade de fazer. Não há homens perfeitos na politica nem em qualquer outra profissão. Mas temos a obrigação nós eleitores de escolhermos os melhores. O António Almeida se for a votos é um desses melhores. Assim seja. Horta

  8. Amigos: Quero agradecer as simpáticas palavras mas lamentar a fuga a algumas respostas.
    Sei que são os mais chegados, aqueles que diariamente conversam sobre as questões desta terra que tem tudo para ser próspera, e se manteve adiada durante estes 8 anos por “infantil” incompetência.
    Desejei partilhar convosco, que são os meus mais íntimos, aquilo em que penso e os desconsolos que me atingem, quando se aproxima o “momento” da decisão. Desistência não é palavra que conste do meu léxico, mas a disponibilidade plena desgasta e desanima… foi isso que vos quis dizer!
    Fico grato pelas palavras de confiança que deixaram, mas vou continuar pensando!

  9. Leonardo Davince

    Caro professor Almeida, não tenho opinião formada, sobre se deve ou não avançar, contudo, a sua dedicação volátil e díspar na blogoesfera é de saudar, contudo, parece que a estratégia escolhida é demasado avançada para a população alvo que pretende atingir. Na Freguesia de S.Sebastião, o erro que cometeu é um tanto básico!(?): a população é demasiado envelhecida para que lhe chegue a mensagem que pretende passar. Deveria ter apostado, nas idas às vendas, bailaricos e festas!! Se for convidado e aceitar tão árdua batalha, deverá antes de mais definir a estratégia com os seus pares, de forma a abrangem e conquistar um leque bem maior de votantes, não isolado, mas com a equipa que vier a ser definida!
    Outra nota: Não se disperse por tantos assuntos, nem altere a opinião tão rapidamente, sabe como essa postura cai em descrédito – o que não pode acontecer!! Outra coisa, não vá muito atrás desses que emitem comentários no seu blog, que a maioria quer é vê-lo esticado ao comprido …………… !!!

  10. Alberto

    Concordo quase a 100% com a opinião do Leonardo Davince. Só discordo da parte em que diz que a maioria dos comentadores do blog o quer ver esticado ao comprido. Para alguns até pode ser verdade, mas para a maioria, penso que não. Acho que são pessoas sínceras e dizem o que realmente acham que é melhor para o Concelho, para a freguesia e para o próprio professor Almeida!

  11. Leonardo; agradeço o seu pormenorizado comentário que li com muito respeito e, é acima de tudo, revelador de atenção que colocou em alguns pormenores relevantes. Saberá contudo as razões de algumas das dificuldades que temos tido em chegar junto dessa “geração envelhecida” e da complexidade do trabalho em equipa numa freguesia tão extensa e com vivências tão distintas. Não consigo é ver quais os assuntos em que me viu mudar de opinião e não diz se tais se verificaram no sentido mais certo depois de obtida mais informação, é que, parece-me que não deu valor à acção de “bater-caça” que por vezes aqui se faz no blog! Concordo que esta estratégia é volátil e entendível por um restrito círculo político e sócio-cultural, originando, muitas vezes, textos herméticos ou pouco claros, consequência de se visar um “alvo” para dele “colher a reacção” e voltar ao tema sem correr o risco de cometer calúnia. Também é verdade que o blog se concentra mais na zona urbana, reconheço que isso resulta da apertada gestão do tempo disponível e também da centralidade dos acontecimentos. Mas consulto a “equipa” sobre os temas mais políticos que são tratados. Finalmente, o facto de não existir mais “combate político” e gestão dos aparecimentos “sociais”, como compreenderá, não é só uma lacuna minha e pode depender daquilo que se entende por acção política relevante e pedagógica.
    Meu caro Leonardo; o seu comentário foi o que, neste tópico, mais me fez pensar e estou como você: “Não sei se serei candidato!” Pois, apesar das falhas e erros, isto dá muito trabalho, requer muito dinheiro, uma boa dose de coragem e boa aceitação de injustiças!

  12. alex

    Pessoas com o seu perfil nunca conseguem o assento, isso é verdade, se assim o fosse tudo estava bem melhor na freguesia, no concelho e até no próprio país. Eu vivi alguns anos em Loulé cidade e consegui imergir na realidade das coisas, como são feitas e no fim… fiquei com as calças na mão e com vergonha e raiva de ter falado com determinadas pessoas no PODER e conhecer o que é essa realidade. Uma pessoas simples e preocupada como você não sobrevive num ninho desses. Desculpe a frontalidade, mas todos os dias vejo o blog, e mais do que uma vez, para me inteirar do que se possa passar e você dá voz aqueles que são silenciados! Não quer dizer que não o apoie, porque apoio, derrotar os **** era o que mais queria ver acontecer!

  13. Alex; concluo da sua opinião que não me candidatar não será uma grande perda, mas que o blog deve manter-se. Será isso que acha?

  14. alex

    não! Candidate-se porque o não é provavel, mas o sim tambem é possivel! O que quero dizer é que tem poucas hipóteses neste meio, pelo seu perfil simples e honesto, mas o blog… esse deve manter sempre! E quem melhor pode decidir sobre a candidatura é você, porque tal como eu, muitos o apoiarão! Não me interprete mal!

  15. anónimo

    Almeida; estou em sintonia com o Alex, nada tem a ver com nada, e tudo tem a haver com tudo.

  16. Anónimo

    Professor Almeida, o povo identifica-se consigo, e pelo que conheço de si, uma pessoa simples e que mostra ser do povo, vai ganhar onde se candidatar.
    Quem me dera que o Sr fosse de Quarteira, acho que teriamos muito a aprender consigo, modestia, simplicidade e conhecimento.

  17. Anónimo

    Associação recreativa e cultural pérola negra ,trabalhamos com cultura, como teatro, quadrilha junina, grupos de danças e sempre estamos pronto para apreder muito mais, gostei de acessar, muito legal….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s