Caladinhos!!!


Fomos alertados pelo “Pigmeu” que nos informou o seguinte:

Sr. Almeida como cidadão atento e respeitador deveria retirar esse link activo, pois esse site não é mais do que um site de malware que tenta instalar um script malicioso, onde um dos alvos é o SISTEM32 com prospecção de MAC ADRESS (e não só).
Pode não o ter colocado de propósito mas também o pode ter feito com a intenção de sacar informação daqueles que anonimamente aqui postam.
Já agora recomendo um bom antivírus e boa firewall a todos o que caíram neste conto do vigário.”

Alertando para o danos que, em alguns computadores, a aplicação “My Web Face” estaria a criar. Tal facto não ocorreu no nosso sistema nem foi denunciado pelo Norton 360 que suporta.

Mas, na mais pequena dúvida, aquilo que impõe é não ajudar a propagação da doença;  retirar o tópico,  lastimar algum dano que possamos ter criado e colocarmo-nos à disposição naquilo que estiver ao nosso alcance.

Agradecemos o alerta e as sugestões, não ficamos caladinhos perante o erro involuntário.

Moral da história: Desconfiemos daquilo que é grátis!

20 comentários

Filed under Loulé, Opinião, ssebastiao

20 responses to “Caladinhos!!!

  1. O que fiz por precaução e vos aconselho foi o seguinte:
    1- Fui ao Painel de controlo;
    2- seleccionei “Adicionar e Remover Programas;
    3- localizei “My Web Search (My Web Face)” e mandei desinstalar;
    4- Finalizei com OK!
    Para apagar histórico de navegação (convém):
    1- Ainda no Painel de Controlo cliquei em “Internet Options” ou “Opções de Internet”
    2- Apaguei Histórico de Navegação e Cooquis;
    3- Finalizei com “Aplicae” seguido de “Ok”;
    4- Para que tudo funcione “reiniciei” o computador.
    Os dados que o programa pede quando regista a imagem são apenas os relativos às contas de blogues ou newsgroups e os “nick” que neles usamos, tenho dúvidas que isso ajude o virús a espalhar-se. Mas é melhor estar seguro do que lamentar depois. Alertarei a gestão do “Facebook” para os efeitos que esta aplicação pode criar. Foi lá que a encontrei no espaço dos pequenos anúncios. Está excluída qualquer jogada maldosa deste blog, que nem teria qualquer controlo sobre os eventuais dados que pudessem ser obtidos. É, apesar do mal, útil este alerta e cuidados por constituir uma aprendizagem para todos.

  2. Almar

    Não tenhamos dúvida que este mistério insondavel da Net pode realmente trazer alguns dissabores segundo os entendidos. Não eu. Por isso também agradeço ao Pigmeu a informação. Sempre aprendendo.

  3. Dias

    E muitos outros contos do vigário devem correr pela Net mas nunca tentei ir mais além do pouco que sei. E chega-me. De modo que todas as informações que são dadas com seriedade são de acatar. Boa tarde.

  4. carlos guerreiro

    Carissimo almeida, peço desculpa mas descobri a razao de alguns bugs que o meu computador tem apresentado.
    Por muito que me diverta este blog, esta foi a minha ultima visita.

    Tentar discretamente abusar dos visitantes não!

    Desculpa mas não acredito que tenha sido lapso teu.

  5. Nini

    Olha chegou ao blog um ser super inteligente. Um tal Carlos Guerreiro deve ter chegado do mundo da perfeição. Curvemo-nos perante a sua imensa sabedoria e bondade. Ele há cada cromo por aí que até nos deixa com a sensibilidade à flor da pele. E o desgosto que esta gente nos dá óh Sr. Professor. Não está sentindo? É horripilante a gente saber que deixamos de contar nesta sala com homens sérios como o Carlos. Bem haja Carlos. Até as moscas lhe agradecem. Se eu fosse mosquito casava consigo.

  6. Meco

    Boa Nini! O que eu já ri à sua conta graças à ultima prestação do Carlos nesta sala. Lamentamos o sucedido. Loulé fica de rastos sem a presença do rapazinho. Mas Prof. Almeida não desanime. Lá por uma ovelha ranhosa fugir do rebanho não quer dizer que as outras sádias o façam. Uma santa semana em S. Sebastião com o seu Rancho a festejar o Aniversário. Se eu fosse moça agora ia balhar a preceito.

  7. Belly

    O que eu gosto é de balhar à conta dos ranchos Snr. Almeida. Só não acho grande piada ao programa do aniversário do Rancho ser todo cor de laranja. É de mau gosto em tempo de eleições fazer um cartaz como se fosse um programa do PPD. Ora nós que assistimos a estas festas por gosto não somos todos desse partido. Eu por exemplo nunca votei (nem tenho intenção de votar) mas respeito quem nele quer votar. Só que acho que eles deveriam ser mais imparciais e não fazer esta pouca vergonha. De qualquer maneira aqui vão os meus parabéns ao Rancho Etnográfico de S. Sebastião. Não é com facilidade com certeza que essa gente consegue manter o rancho activo nos tempos que correm.

  8. Joao Sousa

    Bom, depois de ter lido estes comentários acerca do My Face Web, que eu nem sequer conhecia, fui investigar.

    De facto é um programa que, após instalado deposita no computador uma grande quantidade de adwares (spywares) e virus.
    É algo que acontece com imensas aplicações dos dias de hoje e uma forma inovadora de colocar virus nos nossos PCs através de aplicações teoricamente úteis.

    Com isto dito, é MUITO DIFICIL utilizar adwares e virus para retirar informação.
    No caso especifico do My Face Web, a não ser que se saiba o código do programa e se tenha aberto uma porta por outras vias.
    Mas para isso servem as Firewalls… Ingénuo aquele que navega sem um.

    São por isso ridículos os comentários de cabala feitos por quem se sente nervoso. (talvez por uma possivel derrota eleitoral?)

    Acho que há limites para as insinuações.
    Nesse sentido penso que o Carlos Guerreiro e o Pigmeu, por muita razão que tenham acerca da dita aplicação (porque têm), estão a aproveitar esse facto de uma maneira completamente descambida de senso.

    João Sousa

  9. irundina

    gostava de compartilhar convosco o meu sabado a noite no calcadao de quarteira. espectacular!

    Uma multidão acompanhou durante mais de uma hora a accao do bloco nesta bonita cidade do nosso concelho.

    excepcional tambem a intervencao do francisco louca, que atacou todos os pontos essenciais.

    estou convencida de um excelente resultado nas legislativas com um reforco da votacao no bloco esquerda e mais ainda com a grande oportunidade do joaquim mealha ser eleito vereador em loule que bem merece.

    a verdadeira esquerda esta no bloco de esquerda. forca pessoal.

    ja agora uma nota de incentivo ao ze faustino candidato a freguesia de sao clemente. forca ze loule esta contigo!

  10. fuas roupinho

    Veremos para que servem os votos creditados no BE.
    Viva a Democracia!

  11. Gervasio

    Sr. João Sousa, é pessoa bastante inteligente por nos fazer de parvos a todos ou então é-o mesmo.

    Chama Adwere a Spyware, com uns viruzinhos pelo meio, depois afirma que “é muito difícil sacar informação de um computador” se é exactamente isso que o spyware faz!

    É por este tipo de experts que a net é tão produtiva para quem tem más intenções, e que nós os técnicos de reparações temos tanto serviço, termino deixando um conselho ao Sr Sousa: – Faça ums pesquisa antes de falar e opinar!

    Se quiser umas aulas de como se proteger na Net terei muito prazer.

    ELE HÁ CADA CROMO!

  12. Joao Sousa

    Caro Gervásio,

    Muito obrigado pela oferta das aulas de protecção de Internet.
    Mas sendo eu Engenheiro Informático há 10 anos, o mais certo é estar bem informado em relação ao assunto.
    Mas para demonstrar alguma humildade neste assunto, apraz-me dizer o seguinte:
    É quase impossivel, nos dias de hoje, evitar a entrada de Spywares e Adwares (existe uma pequena diferença entre ambos, caso não saiba).
    O que se pode fazer é simples:
    Ter Firewalls bem configurados, um bom anti-virus e um anti-spyware (por exemplo o spybot).

    O que eu disse é simples: mesmo que um spyware entre nos nossos computadores, nao é qualquer cidadão comum que é capaz de entrar no PC de outra pessoa.
    Porque apesar de estarem spywares instalados, estes RARAMENTE afectam as Portas principais dos computadores.
    Geralmente, apenas os criadores dos ditos spywares são capazes de retirar qualquer tipo de informação do referido spyware.
    Sendo uma aplicação difundida mundialmente, parece me pouco provável que o Sr. Almeida tenha tido acesso a instrumentos capazes de retirar qualquer tipo de informaçao devido à falha de segurança provocada pelo spyware entretanto instalado.

    Estamos esclarecidos? É que eu não gostava de entrar em detalhes técnicos, mas se puserem a minha credibilidade profissional em causa, terei todo o gosto em o fazer.

    Sr. Gervásio (se esse é realmente o seu nome):
    Pode dizer o que quiser, nunca faltei ao respeito a ninguém e gostava que fosse recíproco.
    Porque cromos existem, os meus filhos compram imensos!

    João Sousa

  13. Joao Sousa

    Uma pequena adenda: além dos criadores do spyware, também pessoas com extensas capacidades de programação e segurança na Internet, podem aceder à infornação que o Spyware (seja ele qual for) tornou frágil e acessível.

    Sabe, senhor Gervásio, quantas pessoas existem em Portugal com capacidades desse género?
    Três!!

    2 deles, trabalham na Symantec (a maior programadora de Anti-virus do Mundo).

  14. Gervasio

    Curvo-me perante Vossa Excelência Sr Enginheiro, mas humildemente permita-me que lhe faça um humilde reparo:

    Saberá vossa Excelência que existe no “mercado”aplicações Keyloggers que registam e se auto enviam a quem de direito tudo o que for teclado?
    Posso deixar aqui um link (não activo) para lhe poupar trabalho, para que o Sr Enginheiro se convença que não serão só tres almas deste pais a terem acesso á informação proveniente de spywere:
    (link retirado pela moderação do blog)

    Aqui encontrará o Sr Enginheiro variada ferramenta, mas terá obrigatoriamente dominar a língua de Shakespeare para que a sua actualização seja eficaz.

    Permita-me Sr Enginheiro que o informe que também já é fácil encontrar um pequeno executável que efectua Screenshots sempre que se acede a sites pré determinados, normalmente de bancos e que deste forma contorna o uso de teclados virtuais, e mais recentemente também pelas coordenadas do rato no momento do click.
    Concluo dizendo assim que, e sem por em causa os seus conhecimentos certamente elevadíssimos, ou o Sr “Enginheiro” sabe mais do que diz ou está a precisar de um Upgrade, a que eu humildemente teria todo o gosto em realizar.
    Queira também saber que eu ainda sou do tempo dos Token rings (inicio dos anos 80), que o Sr Enginheiro porventura já terá ouvido falar, pois quando terminou a sua mui nobre licenciatura há muito não era usada, mas que eu na altura instalei centenas apesar da minha humilde escolaridade.

    Finalmente deixo aqui também um link para aqueles que ainda não dominam esta coisa da rede:
    (link retirado pela moderação do blog)

  15. Caro Gervásio; os link não activos, mas activáveis demonstravam a sua opinião. Mas, entenderá que não quer este blog promover ou publicitar esse tipo de produtos, ainda menos depois da defesa que você fez da sua “utilidade”.
    Esta é, de resto, uma questão ultrapassada e antes que apareça por aqui um Mestre Hacker é melhor não alimentar desafios!

  16. Judas

    Ai Joãozinho que grande lição levaste, desta não esperavas, é o que dá vires pr’áqui te armar em “Enginheiro”, já devias ter idade de ter juízo.

    NUNCA É TARDE PARA APRENDERES

  17. branco&tinto

    Ai Enginheiro fostes formatado, ou sofreste um reset?????
    Parece que tiraste o canudo por fax assim como o teu patrão José lá na tal Universidade.
    Ainda tu bebias o leitinho na primária já ele brincava com o ZX Spectrum

    Grande tiro no pé Enginheiro

  18. Joao Sousa

    Meu caro Gervasio, será este o meu último comentário em relação a este assunto.
    Sim, sei perfeitamente o que são Keyloggers.
    A aplicação MyfaceWeb não tem nenhum Keylogger.

    Portanto simplesmente estás a falar de algo, que nem sequer está contido no ficheiro em causa.
    “Porreiro pá!”.
    Aliás, a dita aplicação tem sido imensamente publicitada em vários locais. Todos os Spywares lá contidos (pelo menos os que o meu anti-virus detectou – Passei pelo Norton, AVG, Panda e Avast) são de risco mínimo, geralmente relacionados com spywares de spamms publicitários.

    Diga-me senhor Gervásio, que-tudo-sabe, estou a mentir???
    Claro que não estou, como você bem sabe.
    Querem que eu continue?
    Nao basta falar de assuntos relacionados com informatica e utilizar termos que o utilizador comum não conhece, para se ter razão meu caro Gervásio.

    Claro que existem imensos tipos de spywares e virus e outros tipos de Malwares.
    Mas não é por acaso que existem distinções entre spywares e Vírus.

    E não, nao terminei a minha licenciatura em 1980, terminei-a em 1999, já bem dentro desta geração de computadores. E mal de um Informático que não se actualize, mas não se preocupe, que nesse aspecto eu ainda sou novo.

    É de muito mau gosto que ponham em causa a credibilidade do dono deste blog, pessoa que eu presumo seja alguém de bem.
    E já agora a minha própria que em altura alguma disse bacoradas (ao contrário de alguém que fala em Keyloggers para um assunto que nada tem a ver com isso).

    Ter divergências políticas não é sinónimo de mentir e ofender… Não pode ser!

    O dono do blog não colocou o dito link com segundas intenções. Se o quisesse fazer haveriam formas bem mais plausíveis, do que pôr o link de uma aplicação que tudo o faz é spamms de sites de casinos e pornografia.

    Quanto as referências ao José Socrates, ficam a saber que eu não sou nem nunca fui apoiante do PS.
    Sou sim, apoiante do Joaquim Vairinhos, por considerar que tem muitos méritos.

    Não vou voltar a alimentar este tópico.
    Falar sem saber do que se fala é pior do que não falar de todo.

    Joao Sousa

  19. branco&tinto

    concordo (amém)!

  20. RjD

    Falta respeito neste blog … ai ai ai ai. Tanta arrogância e mal estar porquê? A união faz a força, não o desrespeito e tonteria. Devemos sempre querer o melhor aproveitamento das ferramentas para PC para toda a comunidade e as discussões são saudáveis, se respeitamos a opinião dos outros. Há muita maneira de dizer que provavelmente um terceiro não está tão certo como pensa e isso não passa por chamar-lhe simplesmente cromo ou avançar com palavras fáceis. Aliás, do outro lado pode estar um familiar ou amigo🙂 Abraço para todos.
    PS: se estava com dúvida sobre este MyWebFace, com as mesmas dúvidas fiquei. Vou bater a outra porta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s