Em busca de: Mendes Cabeçadas!


cabecadasOficial da Marinha, comandante do navio Adamastor, oriundo de Lagoa de Momprolé  (com nome de rua em Loulé) foi aquele que menos tempo utilizou o Palácio de Belém (31/05/1926 – 17/06/1926)! Viria a organizar a revolta contra o Salazarismo em 1947, e depois disso, pouco se sabe além de que, em 1961 apresentou um programa para a Democratização da República (já em plena Ditadura)!

Por estes dias o “sebastião” vai para “o terreno” em busca de memórias e de algumas estórias de vizinhos e conhecidos desta cimeira figura louletana com projecção nacional.

Vai em busca de sinais que o tempo apagou e, quem sabe, restem no olvido que nos é comum: Longe da Vista, longe do Coração!

Vai, porque a República obriga a que demos contributo para uma sociedade mais justa e mais instruída… mais igual e participativa!

7 comentários

Filed under Blogosfera, gente, História, Património, S. Sebastião, ssebastiao

7 responses to “Em busca de: Mendes Cabeçadas!

  1. ulisses

    Peço desculpa pela interrupção do nosso antigo Presidente da Republica para falar agora do actual.
    O mesmo Cavaco que sonhou ver-se livre de Sócrates é agora prisioneiro do líder do PS, a sua reeleição vai depender da estabilidade política e da recuperação da economia. Por outras palavras, se Cavaco quer ser reeleito terá de ajudar Sócrates a recuperar a governar bem e a manter-se no governo e, muito provavelmente, a recuperar a maioria absoluta.

    Cavaco apostou e perdeu, não só perdeu como ficou com grandes dívidas de jogo de qu Sócrates é o grande credor. O PSD vai aprender uma dura lição, Cavaco Silva é um político que apenas se serviu dele para satisfazer as suas ambições pessoais e fará tudo o que for necessário para sobreviver, incluindo ajudar à destruição do partido que o deu à luz na vida política. ( O jumento)

  2. Zeca

    Afinal a Camilinha está algures no http://alfobre.blogspot.com/. Depois do trabalho, um merecido descanso, visionando o que há por aí na blogoesfera.

  3. Helen

    Desconhecia ter havido outro Presidente louletano além do actual de quem não aprecio.

  4. lotero

    Tendo governado apenas uns dias será que há por aí gente que se lembre disso?

  5. Fernando

    A Família Cabeçadas já não mora em Loulé há muitos anos. Possívelmente alguns deles poderiam dar informações.

  6. Norte

    Esses é que eram tempos conturbados. Um Presidente governar durante dias é coisa que hoje não nos lembramos embora haja um deputado do PSD que o foi apenas uma hora. E foi há poucos dias. O Snr João de Deus Pinheiro que representou muito bem o Norte não tenhais dúvidas. Para a próxima era bom que levassem uma banhada lá por aqueles sítios. É que o PSD perdeu o juízo completo.

  7. Caros leitores; já localizámos a propriedade e as ruínas que nela restam foram fotografadas!
    A próxima fase é a visita aos familiares que residem em Tavira e uma conversa com o Horácio Costa… Há algumas pessoas que sabem que ali residiu um Presidente e sabem que compraram terrenos que pertenceram à propriedade agrícola da família!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s