A Camila avisou… em 2008!


Em dia de festejar a Queda do Muro da Vergonha, assistimos à construção do Muro da Indiferença… pela Árvore!

32 comentários

Filed under Loulé, Opinião, Património, ssebastiao

32 responses to “A Camila avisou… em 2008!

  1. Lagrima

    O inicio do filme é completamente ridiculo. Quanto ao resto sou solidária com as àrvores. Boa semana!

  2. Compreendo “lagrima” e, compreenderá que face a tão intensa acção de abate possam existir leituras diversas da sua.
    Nunca ninguém abateu tanto nesta Cidade em perímetro urbano, justamente onde as árvores são mais benfazejas!
    Razões podemos buscá-las, em função das nossas simpatias, mas os factos não os podemos negar, estão à vista: Mostrar as intervenções realizadas na Arquitectura pré-existente!
    Inegável é que esta conduta vai na direcção inversa das preocupações de salvaguarda da qualidade de vida e da prevenção dos danos do Aquecimento Global e da Poluição Atmosférica na Cidade!

  3. Lito

    A Camila com os seus filmezinhos muito didácticos com algumas imagens que poderiam ter algum exagero embora me pareça que eram apenas para dar mais força ao protesto. Não há nenhum camilinho na Costa que tenha jeito para estas coisas?

  4. Fernando

    O Professor Almeida fez bem lembrar hoje essa mulher corajosa, de grande imaginação e humor que era e espero que seja a Camila. Durante muitos meses muitos de nós acompanhámos as suas aventuras e desventuras e sobretudo o seu sentido de humor.

  5. Foram cidadãos do Leste Europeu ao serviço de uma empresa nacional, fornecedora da Autarquia contratada, seguramente por Adjudicação Directa, nos termos a verificar em “transparência” que cortaram estas árvores… Ou não, nada disso! Sendo a dona da obra a Santa Casa da Misericórdia deve ter sido ela a contratante! Esperem… a Visabeira é a empresa empreiteira e, até à conclusão da empreitada, decide, contrata e paga!!
    Mas, como esta coisa é tão parecida com outras coisas: Será que vamos pagar, nós os munícipes, 6 árvores a menos?
    Remunera-se a informação sobre a Identidade da Empresa que colocou os lenhadores!

  6. Fernando

    Hoje a Europa comemora o fim do Muro de Berlim, o fim de uma ditadura que aprisionou um povo contra a sua vontade em nome dos méritos ideológicos de um regime imposto pelo ocupante. Comemora-se a liberdade como valor essencial das democracias europeias, as democracias de que todos os cidadãos europeus beneficiam e de que fazem uso até para proporem o seu fim e fazem-no em inteira liberdade. Uma democracia que até paga a euro-deputados como Ilda Figueiredo para defenderem publicamente ditaduras em países que não é o seu e cujos cidadãos rejeitaram.

    Gostaria de recordar aos que por cá ainda sonham com muros com o de Berlim que Chris Gueffroy foi o último alemão assassinado ao tentar fugir da RDA. Não era nenhum perigoso dissidente ou criminoso, era um jovem de 20 anos que, muito simplesmente, não queria cumprir o serviço militar. Foi morto a tiro apesar de o governo da RDA nunca ter tido a coragem de assumir que tinha dado a ordem de atirar a matar sobre quem fugisse. Foi a última vítima de um regime cobarde como, aliás, o são todas as ditaduras. -O Jumento

  7. Anónimo

    Vertical Works e estava lá uma engenheira da Camara enquanto cortavam…passei lá no domingo.

  8. Moita d´aro

    Até a oposição foi decepada até a raiz (onde estava o podre),
    Está na altura de plantar uma nova cepa para se poderem colher os frutos, que desta foram bem amargos.
    Já agora de uma casta diferente, mais moderna e adaptada ao nosso clima, que a Touriga Vaivinhos é considerada transgénica e por isso alvo da ira dos Bloquistas e outros ultras, além de que está mais adaptada ao clima Brasileiro, como provam as recentes tentativas em Vila do Bispo e Loulé que redundaram num fracasso.

  9. A justificação que ouvi na altura foi a de que as árvores estavam doentes.

    A verdade é que alguns dos exemplares estavam afectados de diversos graus de podridão no interior. A questão que se coloca é: que estudos foram feitos para avaliar o seu estado fitossanitário e, se foram feitos, quem os realizou? Dito de outra forma, qual foi a empresa qualificada que realizou o estudo de risco e assinalou as árvores a abater? Não incluo, aqui, os técnicos da CML pois não são especialistas desta área tão sensível e especializada.

    Fotografei os vários cepos que ficaram e verifiquei que, para além das árvores efectivamente doentes, muitas outras não apresentavam qualquer sinal, interior ou exterior, de doença, pelo que se impunha que quem mandatou a intervenção explicasse aos cidadãos o porquê desta acção.

  10. Caro Anónimo; acaba de fornecer a informação! Já tive oportunidade de conferir os autores e os créditos que lhes são conferidos em “trabalhos em altura”.
    Resta que se descubra quem paga o serviço embora tudo indica que a Autarquia seja gentil e trate disso: pagamos nós!
    Quanto à remuneração da sua informação, e difícil enviá-la, para um Anónimo😉

  11. Lagrima

    Agora só falta identificar a Engenheira da Câmara para achincalha-la não? Ora tenham piedade. “Demagogia feita à maneira é como queijo numa ratoeira”. Boas noites.

  12. Anónimo

    O ter referido a engenheira foi apenas para mostrar que a câmara estaria a acompanhar directamente o corte das árvores. só isso…começam logo com 2as leituras!

  13. A prova de que nunca a Autarquia ouvirá os cidadãos, nesta como em diversas outras matérias acabámos de a ter com a intervenção “cirúrgica” da lagrima. Encontrados o Executante e o Mandante importa desviar o assunto para uma nova polémica, aliás, sempre a mesma: incómodo do funcionário!(?)
    Quando será que os políticos no poder assumem os seus actos e se deixam de defender com os funcionários?
    Já se sabe que foram fornecidas oliveiras para o “Hospital”. Então se vão colocar Oliveiras adultas no lugar dos Jacarandás porque não o declaram?
    Porquê tanto segredo? A informação prévia da bondade dos actos valoriza-os e alimenta a consciência dos cidadãos interessados! Este podem ser pouco conhecedores e estar, até, enganados mas passa por eles muito do trabalho de defesa e educação das novas gerações…
    No final, se calhar, ficará tudo bem e poderá, quem sabe, ser aplaudida a iniciativa mas o segredo e o acto furtivo dão origem a legítimos protestos!

  14. Dudu

    Os homens são tão bons que se dão ao luxo de não informarem patavina a ninguém porque eles estão acima de tudo e de todos. Quando chega a hora de nós pagarmos tudo isto, aí é que não há nem fum fum nem gaitinha.

  15. Dudu

    Ó Moita d’aro o podre continua a estar nos seus amigos arrogantes. Na oposição pelo menos que se veja e que eu saiba ninguém manda em Loulé. Agora quem manda, tem muito por onde se lhe pegar. Portanto não venha com desculpas manhosas porque todos sabemos onde estão os podres. E alguns bem precisavam de desbaste. Se precisavam. Mas o tempo tudo resolverá querido.

  16. Salgema

    Quer dizer que os homens afinal mudaram de ideias. Ainda bem. De alguma coisa serviu estes debates por Loulé fora.

  17. Kinto

    Gostava de ouvir a opinião da oposição PCP e Bloco de Esquerda. Ninguém quererá comentar?

  18. PAPOS`SECOS

    ELA ESTÁ CONTRA O ABATE DE ÁRVORES, NÃO É PRECISO IDENTIFICAR NINGUEM OU ESTÁ MAL OU ESTÁ BEM O PAPO SECO ESTÁ EM DECOMPOSIÇÃO POR VER A LAGRIMITA TÃO TRISTE, ÉS MESMO UMA SERUQUISTA BEM HAJA PARA PÁRIAS COMO TU …….

  19. Como disse o ssebastião, um dos grandes males destas acções é a falta de informação. Os alvos das críticas muito se queixam mas se as pessoas fossem informadas antecipadamente, evitava-se muita confusão e amargos de boca.

    Parece-me, por outro lado, que existe um receio latente de quem decide e ordena estas intervenções, daqueles a quem, há pouco tempo, ouvi classificar como “aqueles que andam por aí escrever sobre árvores”. Pois muito honrosamente me incluo neste grupo. O que gostava era poder, de vez em quando, escrever algo de positivo, em vez de ter que lamentar o que já foi feito.

    Mas note-se que, se esse receio realmente existe, esta é já uma enorme vitória dos que se preocupam e que gastam o seu tempo a escrever e alertar sobre estes temas. Bem hajam!

  20. Lagrima

    Sr. Almeida saiba que a minha intervenção em nada está relacionada com o medo que os funcionários públicos devem ter ou não. Desconheço se a autarquia costuma utilizar os funcionários como “bode expiatório”, simplesmente parece-me ilógico estar a esmiuçar quem cortou ou deixou de cortar as árvores se o que interessa é perceber porque as mesmas foram cortadas. Que fique bem claro que sou contra o abate de árvores, no entanto, admito essa possibilidade em diversos contextos que já referi anteriormente. Por outro lado, considero que os critérios utilizados pelo Sr. Almeida quanto à publicação dos comentários são muito dúbios. Há dias censurou a palavra “idiota” num dos meus comentários, no entanto, já fui por diversas vezes apelidada de “pária” por um tal de Sr. Papo Seco e não vejo que lhe seja censurado em nada na sua agressividade e falta inequívoca de educação.

    Sr. Papo Seco não lhe responderei mais porque já vi que é realmente uma pessoa mal formada. Volto a referir que só debato algo com pessoas intelectualmente iguais ou superiores a mim. Se eu sou “seruquista” ou lá o que isso é, o Sr. é o quê? “Vairinhista”, “Almeidista”, “Socratista” e mais uma série de nomes tristes que possam acabar em “ista”. Tome juízo que já deve ter idade para tal.

  21. Moita D´aro

    Para o Dadu:

    “Na oposição pelo menos que se veja e que eu saiba ninguém manda em Loulé”, pudera depois da humilhante derrota ainda queriam mandar em Loulé, já nem lá em casa eles mandam pelo menos enquanto o gato lá estiver quanto mais na Cidade.
    É por quase todos sabermos onde estão os podres é que a expressão eleitoral foi tão clara, Daduzinho manhoso.

  22. Dudu

    O Moita D’aro será certamente um capanga do poder de Loulé que pensa que vai durar sempre ou quase sempre como as tartarugas. E por isso lá vem com a mesma treta para os que perderam, porque perderam e perderam, e perderam! A vaidade demonstrada com os vários e modernos cartazes do Mao Tse Tung Louletano passaram para o corpinho dos capangas. Há coisas que se pegam. Antes isso do que a Gripe Snr. Capanga Moita. Seja feliz por uns tempos porque não há nada que dure sempre. Eu pelo menos estou mesmo convencido disso. Dudu

  23. John

    Será que o Moita d’ Aro já terá reparado que as grandes obras de Loulé foram feitas pelo Vairinhos e o Aleixo este só dois anos e tal não pelo Seruquismo? E com muito menos dinheiro do que os seus amigos que lá estão agora. Desde o Pavilhão Gimnodesportivo, Piscinas Municipais, Biblioteca Municipal, Parque de estacionamento junto ao Tribunal, Palácio da Justiça, Lar da 3ª Idade, Centros de saúde, vários pelo concelho, Quartel dos Bombeiros, Avenida Andrade de Sousa Início da Circular parada até há dois meses por íncuria, Calçadão de Quarteira inicioa, POrto de Pesca de Qurteira, fim do velho Bairro dos Pescadores, abertura de grandes vias para o interior do concelho e tantas e tantas outras obras que só os pobres fanáticos doentes do Dr. Seruca tentam tapar com tapumes de vaidade e de arrogância. Trate-se homem. Há bons medicamentos e o seu ídolo embora afastado ainda se deve lembrar de alguns.

  24. pouquinho

    E das obras referidas quantas pagaram???? NENHUMA

    Fazer é fácil pagar é a parte mais difícil.

    Pagamentos aos fornecedores ???? Só os amigos recebiam a horas os outros esperavam……

  25. PAPOS`SECOS

    Lágrima, já lhe disse que não tenho estudos, o que não me impede de comentar num pais livre, embora todos saibamos que anda uma onda para acabar com alguns blog do concelho, tornaram-se inconvenientes, o ideal era acabar com todos os blogs do concelho, porque vivemos numa ditadura mascarada de democratica. Já reparou que comenta tudo como quer a seu belo prazer cheia de ironia! Não aceita um único comentário á sua forma de se expresar e ataca todos com a mesma violência verbal “ALARANJADA”. Faça um blog e tem o problema resolvido! Ou escreva no jornal do Burgo. Eu não irei lá comentar. Não sei se está com alguma avença para os defender da forma como o faz! Sabe, juizo é coisa que me vai faltando, mas eu reconheço, quando andou cá, Deus destribui isto mal deu-lhe muito e a mim pouco, pena é que a Sra não o use em prol da população do nosso concelho. Dê lições de civismo, lá no Burgo porque andam lá pessoas que bem devem precisar. O mundo é um lugar perigoso para se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. Palavras de um disléxico.

  26. Lagrima

    Ora Sr. Papo Seco, para começar, a frase “O mundo é um lugar perigoso para se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer” não se tratam de palavras suas, mas sim de Albert Einstein. Realmente via-se logo que não podia ser nada da sua criação. Quanto à questão dos blogs por mim podem continuar a existir em Loulé ou na Cochinchina e sim tenho não um, mas dois blogs meus. Quem deve estar dependente de alguma avença é o senhor mas deve ser de uma avença paga para falar mal do PSD usando do ódio e da raiva que usa. Quanto a essas tretas sobre a distribuição divida de juízo nem comento pois é ridícula. Da próxima vez que comentar algo que eu escreva é melhor usar palavras suas pois senão terei de concordar consigo e cháma-lo de disléxico, para além de outros nomes pouco simpáticos. Contudo, se o fizer será contrariada pois não gostaria de descer ao seu nível que é de quase zero. Fique bem caríssimo e veja lá se pára de me maçar que eu não tenho tempo para gente desocupada.

  27. PAPOS`SECOS

    Não chores mais, nunca disse que a frase é minha se não sabe o Albert Einstein além de ter sido dislexico é uma referência para nós. Não é minha criação a frase, mas se incomodou! Pois não sabe o que é dislexia? Não chame nomes.Trate-se porque ainda vai a tempo, a dislexia não tem remédios para curar, se sabe algum eu agradeço. Que qualquer um de nós pode ter uma autoestima nível zero, sim, pessoas que estão sempre dizendo não ser burras é de suspeitar. Sei que há vida inteligente na terra, só que estou de passagem!

    PROFESSOR ALMEIDA AQUI VOS DEIXO UM BELO TEMA PARA SER FALADO NO BLOG: A DISLÉXIA!

  28. Lagrima

    Sr. Papo Seco não sei se o sr. será disléxico mas que não é nada bom a escrever já deu para notar. Eu nunca disse que não era burra, contudo, há mais burros do que eu (a começar pelo Sr.). Bem me parecia que o Sr. só estava de passagem pois conviver consigo muito tempo deve ser insuportável. Quanto ao Einstein não sei se era disléxico ou não, no entanto, não tenho de saber nada acerca de quem para mim não é uma referência nem tão pouco nada de especial. Quanto à minha auto-estima ela é suficiente para eu conviver bem comigo e ter dezenas de amigos, o mesmo já não se poderá dizer de si certamente. Vá cavar umas batatinhas e depois xixi cama que as pessoas de idade não se devem deitar muito tarde. Carpe Noctem!

  29. PAPOS`SECOS

    Enxagua essas lágrimas num manto de sorriso, ódios, rancores e parolices desgastante saloia. Sendo uma Lágrima eterna e não passageira o melhor é patentear. Vai dar uma volta ao cão

  30. Lagrima

    Sr. Papo Seco esta será a minha última resposta aos seus comentários insultuosos a meu respeito. As razões pelas quais não lhe continuarei a “dar troco” são as seguintes:

    1. Não posso descer ao seu nível porque isso vai contra os parâmetros educacionais pelos quais me rejo;

    2. O seu poder argumentativo é bastante limitado, isto é, ao invés de tecer considerações sobre os artigos aqui colocados pelo Sr. Almeida limita-se a “mandar bocas” aos que considera “párias”, “seruquistas” e mais não sei o quê. Foge dos assuntos, ou melhor dizendo, não sabe falar sobre eles e distrai-se com as periferias;

    3. Não discuto com pessoas intelectualmente inferiores a mim;

    4. Respeito os mais velhos;

    5. Pode não ter estudos mas isso não é um defeito, o que é defeito é ser mal formado.

    Portanto, não conte mais com a minha interacção escreva lá os impropérios que escrever.

    Bem haja!

  31. Lagrima e Papos’secos; queiram que concordo com a Lagrima e que foi só por respeito a cada um de vós e para pública demonstração de abertura à liberdade de expressão que fui validando o vosso diálogo particular. Ambos esqueceram os assuntos em debate e caminharam para a afirmação dos méritos próprios, tendo em alguns momentos, divertido a assistência mas, agora, parece uma cansativa teimosia mimosearem-se mutuamente. Fez-me vir à memória alguns jogos de provocação a que assisto em algumas turmas!
    Deram-nos a ideia viva do tipo de debates que ocorrem na “vida real” da sociedade portuguesa sobre assuntos da máxima importância para o País: O vício de desviar do assunto para não o resolver!
    Mas, em volta da vossa discussão, assuntos houve que interessaram e a seu tempo aqui serão tema; não deixem, por isso, de por cá andar e tentem “picar-se” menos ou nada, por favor.
    Tudo de bom para os dois!

  32. Lagrima

    Sr. Almeida como já disse não voltarei a responder aos insultos do Sr. Papo Seco pelas diversas razões que enumerei. Quanto às suas afirmações deixe-me recordar-lhe que se algumas vezes me furtei a comentar os seus posts foi apenas para me defender de pessoas que não aceitam uma opinião diferente e têm ódios de estimação ligados a politiquices e partidos. Os meus comentários primeiros estão directamente relacionados com os assuntos por si escolhidos (pode conferir) e exprimem directamente a minha maneira de pensar e estar em Loulé e no Mundo. Por outro lado, já vi que essa mesma maneira de pensar tem agitado muito este blog e há mesmo pessoas incomodadas com a minha presença. Para esses aqui fica, infelizmente, a minha confirmação de que vim para ficar e quem estiver incomodado tem sempre a oportunidade de me ignorar ou então tentar agredir-me (o que será infrutífero). Tenha um bom fim de semana e fique com a minha palavra de que não entrarei mais em discussões infantis e sem nexo. Limitar-me-ei a comentá-lo doa a quem doer. Carpe Diem!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s