Sá Carneiro, vítima e mito político!



“A Democracia é difícil e exigente, mas dela não nos demitimos.”

Francisco Sá Carneiro

(19-7-1934, Porto / 4-12-1980, Camarate, Loures)

Destemido e teimoso, orador brilhante e programaticamente exigente. Com a mesma decisão avançou como, para recuperar, recuou. Negociador difícil, porque para ele as “trocas” estavam condicionadas aos objectivos! Um político urbano liderando um partido muito ruralmente enraizado, nem sempre viu, por ele, respeitadas as suas opções intimas e as decisões pessoais, apesar disso, prosseguiu as suas escolhas sem temer “barões” nem “fanáticos”, soube afirmar o seu direito à liberdade pessoal. Desejou o regresso dos Militares aos Quarteis mas acabaria por apoiar um General contra outro!!!  Este “pai fundador” da social democracia nacional contou com tantos seguidores como com adversários (mesmo que, em silêncio, existiram em grande número)!

Este político resultante da Primavera Marcelista e da abertura parlamentar à “ala liberal” prosseguiu no pós 25 de Abril uma acção política do tipo oposicionista, mesmo assim obteve a maioria absoluta para a AD em 5 de Outubro de 1980. Enquanto Primeiro Ministro teve sempre  diálogo àspero com o Presidente da República, o  General Ramalho Eanes, cuja substituição, desde cedo, declarou desejar; construiu uma aliança pré-eleitoral para o tentar… sem o conseguir!

Faz hoje 29 anos, que no 4 de Dezembro de 1980 o avião Cessena (CS-314P) onde seguiam o primeiro-ministro da altura, Francisco Sá Carneiro; Snu Abecassis (companheira de Sá Carneiro), o ministro da defesa, Adelino Amaro da Costa, Maria Manuel Amaro da Costa (esposa do ministro da defesa) o chefe de gabinete do ministro da defesa António Patrício Gouveia e os pilotos Jorge Albuquerque e Alfredo de Sousa que ia para a cidade do Porto para o comício incluído na campanha eleitoral do general Soares Carneiro candidato presidencial apoiado pela AD – Aliança Democrática (uma coligação do PSD, CDS e PPM) em 1981.

Morreu, então, o Homem nascendo o Mito;

Ganhou a Investigação policial nacional um caso sem solução;

Alimentam-se, ainda hoje, fundadas e infundadas teorias;

Nunca mais o PSD conseguiu um lider com carisma semelhante.

Por muitas e importantes razões, apesar do longo tempo passado, seria bom que se encontrasse o cabal esclarecimento das causas do dramático acidente.

Não tendo como o explicar confidenciamos a nossa tendência para a tese do atentado em face das inimizades políticas, do envolvimento da CIA e dos negócios de armas que então existiam. Para mais, anos antes, o País fora palco de acções terroristas de motivação política que envolveram membros de partidos radicais, sendo fácil conseguir localmente os operacionais para a sabotagem de uma avioneta.

Esperamos a vossa franca e responsável participação neste debate sem esquecer o respeito que nos merecem as vítimas de há 29 anos!

4 comentários

Filed under Eleições, gente, História, Opinião, Política Nacional, ssebastiao

4 responses to “Sá Carneiro, vítima e mito político!

  1. INRI

    Fiz guarda ao tumulo no Mosteiro dos Jeronimos, só estavam 3 corpos o do Dr Sá Carneiro o do Dr Amaro Da Costa e sua esposa, estive no desfile militar no funeral, fui militar no RCMDS (REGIMENTO DE COMANDOS) e desde o primeiro dia que soubemos se tratar de um atentado. Foi a maior perda politica em Portugal. Infelismente não temos réplicas destes politicos do PPD e CDS. Só lamento não ter visto nenhuma lágrima… nem nos mortos nem nos vivos

  2. anónimo

    Ainda bem que o Inri não viu nenhuma lágrima, possivelmente, deparar-se-ia com alguma lágrima fingida.

  3. Tem AVONDE

    O devido respeito a Francisco Sá Carneiro, foi um Homem com H grande na politica e na Vida,…(ponto final)… só que aqui em Loulé seria seguramente ostrasizado/desprezado/descriminado etc, etc, pelo facto de ter abandonado a mulher e os filhos no Porto e estar viver com a amante em Lisboa….aonde é que eu já ouvi isto???? Snr’s PPD’S aqui do SERUQUISTÂO recordam-se desta conversinha que voçês alimentaram nas últimas Autárquicas sobre um candidato da oposição…lembram-se?

  4. network camera

    Brilliant article bro. This unique is just a totally nicely structured posting, just the important information I was hunting regarding. Cheers

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s