Limpar Portugal… Loulé!


Antes da reunião do Grupo de Loulé ( ver aqui! ), que se espera aconteça neste sábado na sala da Assembleia Municipal, deixamo-vos a resposta da moderação do blog ao comentador “Sardinha” ( que pode ser lido na àrea de comentários ):

“Meu caro Sardinha; tem o seu comentário toda a oportunidade.
Assistimos a uma criminalidade sem rosto, negligente, irresponsável e egoísta que apenas visa poupar uns míseros “cobres2 sem temer provocar doenças aos seus semelhantes. Isto é pouco, já damos de barato a destruição causada à beleza natural própria do nosso território…
Faz muito bem em falar de “Profissionais” com práticas criminosas! Há, meu caro, muitas mentes luminosas defensoras de elevados ideais que, a coberto do silêncio e sabendo não serem observadas, praticam as mais torpes e prejudiciais acções… apenas para pouparem nas taxas das Centrais de Deposição de Resíduos (?).
É, em suma o “País que Somos” (desculpe a diferença), pois o país que temos não tem culpa das pessoas que somos!
A campanha “Limpar Portugal” que abraçamos não pode ser vista, apenas, como uma jornada de trabalho voluntário, pois ela é sobretudo, uma análise do grau de cidadania existente no país relativamente aos resíduos e ao ambiente!!!
Com a campanha saberemos os índices geográficos de criminalidade ambiental; tipificaremos os resíduos e estudaremos as diversidades locais…
Não conseguiremos, por certo, terminar com o “chico-espertismo” que transmite para terceiros os onus dos próprios detritos, mas tornaremos esse crime muito mais exposto e deplorável!
Só penso na “Rua da SIC”… e se reuniremos coragem para limpar aquilo!
Está disponível para essa “Força de Comandos”?”

9 comentários

Filed under Blogosfera, Cidadania, Loulé, S. Sebastião, salubridade, ssebastiao

9 responses to “Limpar Portugal… Loulé!

  1. Jorge

    Considero a cidade de Loulé uma cidade limpa. Nota-se, por parte das autoridades municipais, uma preocupação com a limpeza da cidade. O único senão é o cócó dos cãozinhos. Reveladora da falta de consciencialização dos seus donos. Falando de uma forma mais global o próprio Prof. Almeida diz : “Não conseguiremos, por certo, terminar com o “chico-espertismo” que transmite para terceiros os onus dos próprios detritos, mas tornaremos esse crime muito mais exposto e deplorável”. Consequentemente está a reconhecer que, mesmo que a CML se esforce para manter o concelho limpo, é sempre difícil atingir a plenitude…
    Para que tal aconteça é importante a tal consciencialização dos cidadãos para que se consigam evitar as práticas criminosas a que o texto faz referência.
    Parabéns pela iniciativa.

  2. Assim é Jorge!
    Com esta iniciativa não se pretende criticar o trabalho que no domínio da Salubridade é feito pelas Autarquias (podendo também acontecer!) mas sim, alertar para a necessidade de prevenir e regular as deposições abusivas, quantas vezes criminosas, em espaço público urbanizado ou não.
    É sabido que a Limpeza Urbana se encontra próxima de atingir qualidade aceitável e que não recebe a justa retribuição do Cidadão Utente e pagante. Existindo muito quem pense que sujar não constitui problema pois há quem limpe!!!! Pior é que este tipo de condutas se expressam em lugares onde esse serviço especializado não opera e são esses locais os escolhidos para fazer escapar aos processamento de resíduos aqueles “lixos” que são mais perigosos!

  3. Pillar

    É preciso limpar. Para lá de toda essa porcaria que vai ser limpa, graças às mãos dos portugueses que se dignam fazê-lo, também certos esgotos bucais que vomitam nas televisões todas as noites envenenando os lares dos portugueses desprevenidos deveriam levar uma limpeza lixiviana. Com qualquer produto reles mesmo. Pode ser um Medina 605 fraco. Ou mesmo um Crespo tipo xico esperto.
    Que hajam muitos voluntários.

  4. Millord

    No Diário de Coimbra podia-se ler no passado domingo:
    “O VATICANO lancou um apelo à generosidade dos fieis, referindo que as suas finanças apresentam ‘dificuldades persistentes’. A maioria das despesas diz respeito a pagamentos com pessoal, à Rádio Vaticano e outros meios de comunicação.”
    Esta também será uma noticia do Crespo?

  5. Mina

    Vamos limpar Portugal
    Do sujo e do mal dizer
    Por muito que se vá limpar
    Muito ficará por fazer

    Limpem Medinas e outros
    Que envenenam Portugal
    Limpem tudo bem limpinho
    Muito antes do Natal

    Também eu estarei presente
    Para esta grande lição
    Aos porcos que tudo sujam
    Na nossa querida Nação

    Mas são afinal os mais ricos
    Que sujam sujam Portugal
    Maus patrões como o Belmiro
    E outros assim tal e qual.

    Mina

  6. Jorge

    Impressiona ler alguns comentários de gente que em princípio se diz “socialista” que são reveladores de um passado que não mais se desejaria para Portugal. Estou a referir-me por exemplo à poetisa (!!!) Mina e à Pillar. Há divergência de opinião relativamente ao menino de oiro do PS, ao homem do inglês técnico por fax, à licenciatura a um domingo numa universidade obscura (tanto assim que nem já existe) e tantas outras coisas (que não escrevo com receio, sim receio, de ser preso por delito de opinião!!!) então sejam condenados, provavelmente, à morte!!! Salazar, ao pé desta gente, era uma criança…
    Não sou apreciador de Medina Carreira. Porque falar é fácil. Apresentar ideias é que é mais complicado. Mas há muito tempo que ele anda dizendo a verdade aos portugueses. Portugal, infelizmente, caminha para a bancarrota. E em grande parte por culpa da corrupção. Não aponto nomes dos corruptos. Porque tenho medo das Minas e das Pillares deste país.
    Finalmente um conselho: Se querem ter uma ideia do que é democracia vejam um programa na SIC NOTÍCIAS que se chama o “Eixo do Mal”. Passa aos sábados à meia-noite e repete aos domingos pelas 16 horas.

  7. O Jorge foi oportuno!
    Como se diz em bom Português: “Nem tanto ao Mar, nem tanto à Terra!”
    Limpar Portugal de teias e poeiras é preciso, mas a Liberdade de Opinar e Decidir nunca poderão ser “limpas” do nosso Direito à Indignação e ao Bom Governo.
    É o tipo “chico-esperto” que mais contribui para a grande “trampa” que nos cerca e com esta gente, há que ter cuidado, cercando-lhe o perímetro para que não se expanda mais!

  8. Recebemos este mail do Helder (que bem conhecemos):

    “Penso que você é uma pessoa com muitas boas ideias, e também pensei que seria bom para ambos nos encontrarmos para trocar ideias e as por em prática.

    Exemplo : O facto de circular todos os dias pelos caminhos mais estreitos e acidentados do nosso interior, faz com que conheço os sítios mais sujos da nossa freguesia, posso desde já adiantar que só da minha parte consigo encher muito facilmente vários camiões de lixo que se encontra no meio da natureza, algum desse lixo já lá está pelo menos 5 anos.”

    Como será bom de ver há muito trabalho para fazer, precisamos de “boas vontades”!

  9. Sardinha

    A CML tinha umas motoretas para aspirar os cocos dos cães. Há muito mas muito tempo que não as vejo será que os ditos cães já não fazem as suas necessidades na via publica? Mas pelo comentário que li ainda fazem e as motoretas avariaram? Amigo Batão ponha lá essas motoretas a trabalhar novamente, já reparou as pessoas que param pela curosiodade de as ver a trabalhar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s