Sábado é dia da Teresa!


Teresa Brissos. Foto: Juntos pela Teresa

Das 11,00h às 15,00h deste sábado, em FARO será realizada pela MODUSLAB (junto da PSP)

uma ACÇÃO DE ANGARIAÇÃO DE DADORES DE MEDULA ÓSSEA…  (idade entre 18 e 45 anos)

Pela TERESA e por todas as Teresas, pela Vida, devemos dar uma gota de nós mesmos e, quem sabe, se a solução da Leucemia não estará, aqui mesmo, num de nós?

Queremos dar uma notícia igual a esta:
“NOTICIA IMPORTANTE: FOI ENCONTRADO UM DADOR COMPATÍVEL PARA A CARMEN

É com enorme e imensa alegria que informamos ter sido encontrado um dador compatível para a nossa Carmen.

Nossa e vossa porque sem a vossa força, o vosso entusiasmo, as palavras de apoio, a vossa solidariedade, a vossa preocupação, as vossas mensagens, os vossos emails, chegar até aqui teria sido demasiado penoso, teria sido muito mais árduo e pesado.

Vocês deram-nos esperança quando nem sempre a vimos
Deram-nos alegria quando sentíamos tristeza.
Deram-nos alento quando esmorecíamos.
Riram e choraram connosco.
Vocês foram e são Família.

A Carmen tem que percorrer ainda um largo caminho:
Fazer a remissão da doença para poder receber o transplante e depois ainda o processo do transplante em si.
Mas esse caminho parece hoje mais curto para que a Carmen possa finalmente dizer um dia que está BOA BOA BOA.


O dador compatível, segundo a informação do IPO do Porto, é estrangeiro e foi encontrado através do cordão umbilical.
Isto leva-nos a alertar para a grande dificuldade que há em encontrar um dador compatível de medula óssea e que a nossa e vossa missão não pode nem deve terminar por aqui.

A Carmen já encontrou, mas a lista dos que ainda precisam é infelizmente extensa: o Matias, o Afonso, a Teresa e tantos outros que não sabemos o seu nome.

É por isso que queremos continuar como desde o primeiro dia: com a mesma perseverança, a mesma sensibilização.
É por isso que continuaremos a procurar e a fazer novas angariações.
E para isso contamos com vocês e todos os que venham de novo e possam aumentar o numero de dadores.
Só assim teremos mais hipóteses de encontrar compatíveis. Só assim poderemos continuar a salvar vidas.

Queremos agradecer a todos as angariações que foram feitas e que sabemos irão continuar a ser feitas.
A todos os anónimos que voluntariamente preparam campanhas, fizeram cartazes, divulgaram a causa.
Queremos agradecer especialmente à Fernanda (a vovó Fernanda) que desde o primeiro dia se empenhou de alma e coração, e que tantos resultados tem trazido.
Queremos agradecer ainda à A Cura Sou Eu que conseguiu mover tantas pessoas boas para um evento que trouxe mais dadores e também mais sensibilidade.

Queremos agradecer aos meios de comunicação social que ajudaram e que sabemos irão continuar a ajudar na divulgação e sensibilização.

Queremos agradecer ao Mundo. A este Mundo Novo que nasceu com esta nova forma de explicar a solidariedade!

É preciso desmistificar e continuar a alertar:  É preciso dizer sem medo das palavras: e se fosses tu, se fosse o teu irmão, amigo, vizinho?


Nós temos um sonho: podermos ser o País que em menos tempo possa dar mais dadores de medula óssea.
Assim uma espécie de Guiness da Medula.   Alinham?

Por favor não quebrem esta corrente circular em forma de coração!.

A CURA SOMOS NÓS! E SÓ NÓS! Por isso BORA LÁ!

E continuem connosco! A nossa e vossa Cármen vai continuar por aqui. Com as suas brincadeiras, o seu sorriso,  mas também com mais e mais sensibilização.

Estamos apenas  a saborear este momento, a saltar de alegria, a viver cada segundo deste presente, mas voltamos já já já!

Até já e até sempre!

Um beijo GRANDE GRANDE GRANDE da

Carmen e Família”

13 comentários

Filed under Algarve, Blogosfera, Cidadania, gente, Juventude, Loulé, Solidariedade, ssebastiao

13 responses to “Sábado é dia da Teresa!

  1. Palma

    Parabéns ao “Sebastião” por não ter deixado jamais caír a causa da Teresa. Oxalá que sábado seja um grande dia para a jovem Teresa e sua família . Além disso qualquer um de todos nós pode de um momento para o outro como aqui já foi dito várias vezes, encontrar-se nesta sofredora situação. Abraço – Palma

  2. Sergio

    Informemos o maior número possível de gente interessada. Ajudar é preciso.

  3. Astro

    Se tem entre 18 e 45 anos, boa saúde e gostava de ser dador voluntário de medula, basta que transmita a sua vontade ao Centro Nacional de Dadores de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão (CEDACE) ou aos centros de dadores (Centros de Histocompatibilidade do Sul, do Centro e do Norte).

  4. Astro

    Na realidade é necessário estar entre as idades 18 e 45 anos. Vale a pena a deslocação. Não é doloroso e faz bem ao espírito.

  5. Marta

    “Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos! Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificados por eles. Um surto de depressão pode arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrário, pode fortificá-lo tremendamente.” (Deepak Chopra)
    Ajudar Ajudar Ajudar SEMPRE – Marta

  6. Anjo

    “O destino une e separa pessoas. Mas nenhuma força é tão grande para fazer esquecer as pessoas que, por algum motivo, um dia nos fizeram felizes!”

  7. Anita

    Para quem quer saber o que é a medula óssea. Ora Leia:
    A medula óssea é um tecido de consistência mole que preenche o interior dos ossos longos e as cavidades esponjosas de ossos, como por exemplo os da bacia.

    É nesse tecido que existem células progenitoras, ou seja, com capacidade para se diferenciarem e dar origem a qualquer célula do sangue periférico. São as chamadas stem cell ou células progenitoras/estaminais, em português. Estas células renovam-se frequentemente, mantendo um número relativamente constante.

    Apesar de genericamente se falar de transplantação de medula óssea, de facto o que se faz é uma reinfusão ou transfusão no doente de células progenitoras retiradas da medula do dador. Estas células saudáveis vão substituir as células doentes e são responsáveis pela formação de novas células saudáveis. Mas para que o transplante tenha sucesso, as células saudáveis devem ser o mais possível compatíveis com as células do doente.

    Vamos ajudar a Teresa. Pelo menos os que estão na idade certa para ajudar.

  8. A vida da Teresa é, além de uma vida a salvar, a luta esclarecida contra uma doença que, surgindo sem aviso, não depende dos nossos costumes ou cuidados. Chama-se Leucemia e é uma forma de Câncro pode atacar o corpo humano. Neste caso as células internas dos nossos ossos são afectadas, podemos dizer escravizadas, e colocadas ao serviço do crescimento do parasita que apenas pensa colonizar. As células da Medula têm grande potencial reprodutor e essa virtude serve o parasita que assim se desenvolve mais rapidamente e se apossa do organismo hóspede. Por esta razão é grande e diverso o sofrimentos e grandes são os danos porque passa o organismo de um humano afectado por esta doença.
    A forma de travar esta progressão é o transplante de medula saudável. Mas têm que ser compatíveis as medulas de dador e receptor! É aqui que reside a dificuldade: Percentagem de compatibilidade que garanta o exito do transplante. Não basta encontrar dador, é ainda necessário que o grau de compatibilidade seja próximo de 100%!!
    Dadores do Mundo inteiro têm vindo a constituir uma grande base de dados que permite mais rápida identificação do dador para o doente em tratamento mas estamos longe do pleno conhecimento da diversidade genética existente e só isso poderia ajudar a acelerar a cura de muita gente.
    Se decidir ocorrer à Teresa pode, qualquer dador acabar por ajudar outro doente, em qualquer parte do Mundo, pode também estar a assegurar futura ajuda para si mesmo, pois passou, também ele, a constar do Banco Mundial de Dadores de Medula e assim, se necessitar, facilitará a identificação de alguém consigo compatível! Aqui surge a “virtude” das células estaminais (reprodutoras), é que basta uma pequeníssima quantidade de medula do dador para que essa seja replicada pelas célular do transplantado e se propague a “nova” e desejável matéria genética e o “parasita” seja aniquilado!
    Compatível não é “igual”, mas é bom saber que nesta espécie imensa, existe a nossa “alma gémea” que, não sendo igual a nós, pode devolver-nos a Saúde que a doença nos quer roubar!
    AJUDE-SE… ajudando!

  9. Paul

    Muito bem Professor Almeida por colocar o seu Blog ao serviço desta causa. Bem haja!

  10. Ulisses

    O Ministério da Saúde deu, recentemente, luz verde para se avançar oficialmente com o banco público do cordão umbilical. Este projecto já entrou em funcionamento em Julho deste ano e prevê a criopreservação de amostras do sangue do cordão umbilical fornecidas voluntariamente por parturientes. As amostras, registadas numa base de dados, ficam disponíveis para transplante. “São dádivas não dirigidas integradas numa rede mundial, à semelhança do que acontece com os dadores de medula óssea”, refere a Dr.ª Helena Alves, directora do Centro de Histocompatibilidade do Norte.

    “O sangue do cordão umbilical apresenta uma série de vantagens comparativamente aos dadores adultos de medula óssea. Até agora, os progenitores que não optassem pela criopreservação em bancos privados deitavam fora o sangue do cordão umbilical. Uma vez que a tutela aprovou a decisão de se avançar com um banco público, estamos em fase de divulgação junto das grávidas desta nova possibilidade de aproveitamento. Com estas dádivas, poderá ser mais fácil salvar vidas.”

    Neste momento, o Banco Público estabeleceu um objectivo de três mil colheitas por ano. E em sete anos, espera-se ter perto de 20 mil amostras. “Quando as colheitas não tiverem o volume suficiente, mesmo que cumpram os critérios de biosegurança, as amostras serão disponibilizadas para investigação. No futuro, estas amostras podem vir a ser utilizadas na medicina regenerativa.”

  11. Maria do Céu

    Obrigado Professor Almeida pela divulgação, por voltar a despertar nas pessoas a vontade, o querer ajudar o próximo, a solidariedade.
    Vamos ajudar a salvar as Teresas, as Carmens, o Afonsos, os Matias deste Mundo.

  12. Natallie

    Hoje já é sábado. Façamos uma corrente de boa energia para que a Teresa tenha sorte neste dia. Força amigos !

  13. A Maria do Céu, madrinha da Teresa Brissos deixou na página “Tudo pela Teresa” esta balanço da adesão à recolha de medula ontem realizada em Faro:
    “Agradeço a todos que foram solidários e colaboraram com a sua dádiva de sangue para salvar as Teresas do Mundo.
    Hoje em Faro no laboratório Moduslab estiveram mais de 300 pessoas a fazer a sua doação.
    A todos um grande obrigado.
    Agradecemos ao professor Almeida o destaque que deu a esta acção e também a todos os que deixaram o seu testemunho neste blog, sabemos que ajudaram a divulgar esta causa.
    Vamos concerteza repetir no Algarve.”

    Maria do Céu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s