Um alerta de cidadania ao PR!


Foi o presidente da Associação Árvores de Portugal que entregou ao nosso Presidente Cavaco Silva o Comunicado e a T-Shirt produzida pelos “Cidadãos que gostam de Árvores Urbanas”… e pelo presidente foi informado da plantação de um “Acer vermelho” por si efectuada e da alegria de o ter feito no “Dia da Árvore”!

Das Tílias abatidas brotou gente que refazendo Alameda, em silêncio, aguardou a comitiva oficial para lhe pedir mais cuidado nas decisões de requalificação urbana em zonas arborizadas e valorização do papel dos cidadãos na qualidades dos espaços urbanos por via da informação e audição prévias.

Neste caso, não esquecendo o abate intensivo que tem sido produzido no património arbóreo concelhio nos anos recentes, reconhece-se o cuidado da Autarquia louletana, ter encomendado um estudo fitosanitário das espécies e isso demonstrar maior cuidado na decisão mas lamenta-se que tal só tenha sido tornado público depois dos protestos e não tenha sido divulgado publicamente. Contudo o aludido estudo não exigia tão intenso abate e sugeria podas em algumas das árvores que seriam recuperáveis.

Serão plantadas novas espécies!!

Mesmo este comprimisso, podendo ser visto como algo positivo, terá que ser considerado um “mal menor” em face do tempo que terá que transcorrer até que forneçam as benfeitorias que aquelas, indevidamente abatidas, forneciam!

Esta foi uma acção da blogosfera louletana que contou com apoios dos blogues nacionais dedicados às árvores e do blogue da Rua brasileira mais arborizada do Mundo, foi preparada apenas numa semana e demonstrou que a Internet e as redes sociais podem constituir espaços de efectiva partilha e participação democrática nas questões quotidianas.

Uma nota de agrado e agradecimento a todos os envolvidos, voluntários e involuntários, pela elevação cívica e moral como esta “intromissão” aconteceu sem esquecer de referir o “fair play” demonstrado pelos dois Presidentes pessoalmente abordados.

Resta desejar que, d’ora avante, exista mais cuidado nas decisões que afectem árvores!

7 comentários

Filed under Blogosfera, Cidadania, gente, Loulé, Opinião, Património, ssebastiao

7 responses to “Um alerta de cidadania ao PR!

  1. Pilliphe

    Por acaso ouvi a uma pessoa muito simpatizante do poder local louletano de que «finalmente as árvores daquela Praça foram cortadas. É que só faziam mal» Palavras para quê? É um louletano com coração de calhau. E ainda há muitos por aí. Temos de conviver com eles, como mandam as regras.

  2. Joca

    As tílias não faziam grande falta. Além disso servem para fazer cházinho para dormir. E para quê dormir se tudo à nossa volta nesta terra é tão bonito? Não é?

  3. Santos

    Cortaram as árvores mais belas
    Da Sala grande de Loulé
    Com serras, machados e facas
    Coisa que não lembrava ao Noé

    Muitas vozes se levantaram
    Mas quase a medo não é?
    É que a Liberdade está prisioneira
    Nesta cidade de Loulé.

    Há anos que andam nisto
    Sem dar cavaco a ninguém
    Qualquer dia não se conhece
    Esta cidade de Loulé.

    Espero que quando acabar o mandato
    O tal Doutor Presidente
    Ponha a mão na consciência
    E saia da nossa frente!

    Poeta analfabeto

  4. Tito

    Disseram-me hoje que o concelho de Loulé não tem neste momento nem um cinema ou sala de espectáculos à mão. Deve ser único no País. Além disso se tem um dos maiores orçamentos de Portugal, esta Câmara ou goza com a gente ou isto está tudo mal.

  5. Caro Pilliphe

    Infelizmente esta dendrofobia maníaca aguda não é uma característica da cidade de Loulé. É um cancro nacional que brota do comodismo das pessoas mas também da sua ignorância. Cabe-nos a nós informar e sensibilizar para que, pouco a pouco, se vá ganhando terreno à barbárie. Não é nada do outro mundo, são inúmeros os países em que as pessoas gostam de árvores. O nosso é que é a excepção. E este ódio às árvores, de braço dado com a indiferença conivente, é que permite a quem decide fazer o que muito bem entende. Eles sabem que, com a excepção de um punhado de pessoas, mais ninguém quer saber ou até apoia o abate das árvores.

    Infelizmente para eles, o tal punhado não desiste nem se vai render.

  6. Pedro Solomon Viegas

    É uma vergonha saber que existem pessoas tão ignorantes em Loulé, como os senhores autores e os que comentaram este tópico anteriormente! Fazem-se de conta que não sabem o motivo sobre o qual as árvores foram abatidas! Até deputados das juntas de freguesias fazem de conta que não sabem a razão pela qual as árvores foram abatidas! MEUS SENHORES, SE É QUE NÃO SABIAM FICAM A SABER: AS ÁRVORES FORAM ABATIDAS POR ESTAREM DOENTES E PORQUE A ZONA EM FRENTE Á PRAÇA SERÁ REMODELADA FICANDO ASSIM MAIS AGRADÁVEL! CLARO, QUE SERÃO SUBSTITUÍDAS POR UMAS NOVAS! É que com políticos como deputados da Junta de Freguesia de São Sebastião do PS sejam tão tapadinhos, volto a repetir TAPADINHOS, T-A-P-A-D-I-N-H-O-S!!! Que nunca estão de acordo com nada, pá! Isto é incrível!

  7. Geovanni Ribierto

    I membri della Camera dei rappresentanti della riunione della clientela di sono Sebastão dello PS sono liars! Se sono contro vada piantare gli alberi! Hanno una crudeltà e grande un cervello del formato di un excremento dell’ uccello, rappresentanti dello PS!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s