Funeral das Árvores.


Transcorrida uma semana sobre aquela que terá sido a mais inesperada acção de protesto realizada em Loulé nas últimas décadas algumas reflexões devem ser feitas que valorizem a afirmação da Cidadania em Democracia…

Muitos terão sido aqueles que se questionaram se não estariam perante uma heresia equiparando o luto vegetal ao luto humano (?), chegando o poder a insinuar ofensa a uma nobre actividade profissional(?). Apenas o “peso” dos símbolos servindo de defesa a uma consciência pesada!

A resposta foi dada, com emoção e sentido de profunda perda, não deixando dúvidas sobre a capacidade de afirmar os valores que a saúde humana deve prezar. Revelando, claramente, que a intervenção no espaço público provoca conflitos de identidade e gera instabilidade no quotidiano de moradores e visitantes, entre eles, quiçá o mais importante, a destruição da memória dos lugares!

Como este triste evento nos condói, aqui fica a condolência lavrada no Livro. Este irá ser continuado, em novas ocasiões, porque se trata de um “luto” difícil de resolver! A Arte tem aqui lugar! O lugar do olhar e da reacção aos costumes mais elementares, por autênticos e reveladores da nossa natureza, irreflectida e adaptativa: a Arte na Rua!

Fotografias de Jill Stott

10 comentários

Filed under Blogosfera, Cidadania, Fotografia, gente, Loulé, Opinião, Património, ssebastiao

10 responses to “Funeral das Árvores.

  1. Francisco

    Que se faça arte junto dos troncos decepados. Artistas da nossa terra demonstrem o vosso protesto através da arte.

  2. Kapa

    Bonita mensagem essa aí colocada. Parabéns ao António.

  3. B.Louletano

    Porque será que este poder de Loulé nos olha como estranhos e até com uma certa raiva? Já reparei nisso várias vezes. Quereriam que a gente os abraçasse e os premiasse? Não será demais tanta «caganice» desculpem a expressão? B.Louletano

  4. São Braz

    Não sou louletano mas lavro aqui o meu protesto por tão grosseira maneira de modernizar uma Praça que estava muito bem assim, apenas necessitando de arranjos na sua calçada e algum embelezamento. Saloice? Sem dúvida! Mas os louletanos é que escolheram. E eu não sou daí. De qualquer modo fico triste como visitante semanal dessa cidade.

  5. Louletana

    Querem de novo modernizar
    O meu querido Loulé antigo
    Mas pelo que se viu nestes anos
    Esta gente é um perigo.

    Ganharam as eleições
    Com cantigas de embalar
    E muitos muitos caíram
    Nesta rídicula forma de trabalhar

    Meus senhores do Poder
    Da nossa terra tão querida
    Parem de lhe fazer tanto mal
    Vão antes à vossa vida !

    Louletana poetisa às vezes

  6. R.Maldonado

    Os louletanos afinal estão bem vivos no seu protesto, pelo menos a abalizar por este post e por estes comentários. É assim que se faz democracia sem demagogia. Boa sorte.

  7. Nini

    Estou para ver a passagem da Mãe Soberana pela Avenida despida das belas folhas que saudavam a nossa Padroeira. Ingratos. Fingidos ! Nini

  8. Louletano de há muito

    Há muito que não lia a “Voz de Loulé” e hoje mão amiga mostrou-me este último número com o intuito de ler algo sobre a Avenida de Loulé cujas árvores foram abatidas e cujo aspecto incomoda qualquer ser humano vivente nesta terra. Sem querer estar a mentir, à partida, não vi qualquer artigo a esse assunto dedicado. É um caso mais que estranho. Com uma série de pessoas que escrevem para o jornal mais antigo da Província (e algumas até escrevem bem) não li nada sobre o assunto. É como se nada tivesse acontecido em Loulé. No entanto amanhã vou espreitar novamente. Será que errei? Numa rápida passagem constactei uma crónica interessante do Dr. Serra, ilustre Médico Psiquiatra Louletano, que desta vez não assina, o João Aleixo com uma bonita crónica dedicada a familiares já desaparecidos, o Neto Gomes escrevendo no seu estilo sobre a Mãe Soberana, o Dom Finório acutilante (espero que não se esqueça não só das árvores mas dos vários atentados na nossa terra) e ele sabe fazê-lo com dignidade e (e e e e e) dois pontos pouco interessantes.
    São eles a Crónica da Drª Maria João que como habitualmente faz apenas elogios e mais elogios sobretudo aos Senhores Doutores que com ela privaram na festa. Dei-me ao trabalho de contar onze doutores. Nada tenho contra os doutores desta terra pois também tenho uma filha formada, mas acho uma obsessão completa aquela coisa das crónicas doutourais. E por fim nota zero para a foto em tamanho gigante do Presidente Seruca à janela da Câmara acenando sozinho à multidão num puro estilo Stalinista. E ainda dizem que em Loulé não há o culto da personalidade? Santo Deus. Depois dos cartazes estilo La Féria que o dito Snr. Doutor colocou no centro da Cidade para mostrar os seus lindos olhos, tudo se pode esperar neste sentido. E para finalizar lanço daqui um Viva à Mãe Soberana patrona de TODOS, mas TODOS, os louletanos. Sem mais delongas os meus sinceros desejos de que no Domingo possamos todos acompanhar a nossa querida Mãe Soberana da Piedade, incluindo os ateus e outros que se fingem o mais crente possível não o mostrando porém nos seus actos. Louletano de há muito.

  9. Marie

    Por amor da Santa. Como gostei da cartinha do Louletano. Também vou espreitar o jornalinho que foi do Snr. José Maria e agora só Deus sabe de quem é. Cala-te boquinha marota. Já me calei. Marie

  10. Merkhabala

    Neste momento acho que a mensagem de desagrado em relação a esta autêntica ceifa já chegou a um grande número de louletanos…Agora deveriamos deixar de chorar o irrecuperável que são aquelas 16 tílias e direccionar a nossa energia para algo construtivo… Algo como tentar juntar as vozes de Loulé para exigir a reposição de novos exemplares arbóreos, não no mesmo número mas no dobro… Gritar bem alto a quem manda que queremos duas árvores por cada uma que foi derrubada… E porque não? para tentar evitar que algo deste género volte a acontecer na nossa cidade, que plantem três por cada árvore que SERÁ ainda derrubada?… Por uma cidade que use os espaços verdes como base e inspiração para o desenvolvimento de áreas modernas… Sem elas ninguém terá prazer em desfrutar dessas novas áreas, tenham elas que função tiverem…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s