A casa da Filarmónica em ruína acelerada!


Referimo-nos ( aqui ) ao estado de abandono da Sede da “Música Nova” depois da saída da Filarmónica e da sua Aquisição pela Câmara Municipal. Tratou-se então de um Alerta para a circulação de Rifas fraudulentas vendidas por garotos grosseiramente interesseiros e aos riscos para os transeuntes…. Assumimos que iríamos investigar a situação!

Imagens obtidas em Abril 2010! Fotos: ssebastiao

Entretanto, as Portas foram trancadas e os “Artistas de Minerva” vão, de novo, acompanhar a “Mãe Soberana” na sua benção aos louletanos. É, então, oportuno que conheçamos melhor o estado real da Sede da Filarmónica, subindo a majestosa escadaria que nos leva ao 1º Andar do Solar Aboim!


Após a queda de parcelas significativas de telhado em diversas dependências do Solar ( nestas imagens, a sala de ensaios e o palco), caiem também paredes de tabique que deixam observar o método de construção Pombalino… interiramente à mercê das chuvas e ventos, aguardando a derrocada final ou a decisão que cada dia será mais cara!

Ilustrativo de que a incúria permitiu ir, bem além da “fraude das rifas”, é o presumível furto dos degraus desta escada do 1º Andar para o pátio que separa os dois núcleos do edifício!

Assim, se dá prévia mas reduzida nota do dossiê “sebastião” que, como prometido, irá ser apresentado na Assembleia de Freguesia do próximo dia 20 de Abril e, talvez, na Assembleia Municipal de dia seguinte, dependendo claro está, do que resultar da reunião da Freguesia.

15 comentários

Filed under Algarve, Cidadania, Estacionamento, Fotografia, História, Last.fm, Loulé, Mãe Soberana, salubridade

15 responses to “A casa da Filarmónica em ruína acelerada!

  1. T. Santos

    Mais uma vez o Sebastião dá conta do nosso património. Um edifício pombalino entregue às intempéries e à devassa de qualquer um. Conheci este edifício em tempos quando assistia aos ensaios da nossa Grande Banda Filarmónica mas não mais lá entrei após a saída da mesma. È pena que uma Câmara com dinheiro a rodos como dizem que esta possui, graças também ao nosso dinheirinho de pagantes em todo o concelho deixe um solar assim neste estado. Vergonhosos é a palavra ideal. Como estamos em dia de Mãe Soberana espero que a nossa Banda mais uma vez brilhe á altura de uma festa com mais de 400 anos.

  2. Nini

    Essa era talvez das mais bonitas ruas de Loulé no que diz respeito a árvores. Também elas foram cortadas graças ao bom desempenho camarário de Seruca Emídio. Mais logo lá estará ele à janela da Câmara mostrando-se à população e certamente mostrando a bela obra efectuada na Praça da República. E pagamos nós a estes politicos que nos tratam das nossas terras desta maneira. Só vaidade. Apenas vaidade. Uma tristeza.

  3. Kapa

    Não sabia que o velho palacete da Rua Ancha tinha chegado a esse estado. Há quase dez anos no poder estes senhores ainda não tiveram coragem de jogar mãos à obra ? É bem possível que sejam obras caras mas em festas gastam rios de dinheiro que se perdem no dia a seguir. A Banda da Música Nova bem merecia estar ali. Afinal ela é a única que temos.

  4. Bill

    As fotografias mostram a incúria e o desleixo que grassa nesta terra. Mais logo lá estarão os do costumes fazendo salamaleques e mostrando-se o mais religiosos possível para cativar os votos que no fundo são o seu principal fito. Ninguém gosta de perder mas por aqui só se pensa em ganhar e pouco mais. Qualquer gerente de mercearia com o dinheiro que a Câmara tem faria melhor obra. Mas quem escolheu escolheu. Aceitamos mas não nos calam a voz. Para isso já chegou a “Voz de Loulé” que deu a volta que deu. Bill

  5. Annie

    Estou desejosa de ouvir a Banda Minerva mais logo tocando o Hino da Mãe Soberana. Sem eles a festa teria um brilho muito menor. Viva a Banda. Viva a nossa Terra. Abaixo quem mal a conserva! Anie

  6. G.J.F.

    Professor Almeida com o seu blog continua ao serviço das populações e sem demagogia. É isso que interessa. A verdade e apenas a verdade. O que está à vista não se pode desdizer. Continuo também a achar que aquele era um belo edifício para a Música Nova e para a Casa da Cultura Louletana. Mas quem manda afinal, não somos nós, mas eles que a maior parte das vezes nem sabem o que andam fazendo ou então estão muito mal aconselhados. G.J.F

  7. jill

    Eu tenho admirado este prédio invulgar e convidativo, desde que cheguei a Portugal há vinte anos, tenho observado incredulamente o seu longo apodrecimento. Porquê tanto… tanto dinheiro desperdiçado para estragar praças e jardins e nada por este lindo tesouro que tanto precisa? Agora temo os planos que a Câmara tem reservados para ele.

  8. Al_fores

    Este edifício parece o PS local (e já agora o nacional), sem estrutura, sem manutenção, ao total abandono.
    Também tem…
    Será talvez melhor demolir e construir de novo com materiais mais sólidos, e com projecto de raiz e pensado no futuro

  9. Gonçalo XX

    E a reportagem da Mãe Soberana? Espero que a chuva não o tenha assustado como assustam essas imagens de desleixo do velho edifício louletano.

  10. Raul Nic

    O Snr. Al_fores não confunda o PS local com o Nacional. O Nacional está bem estruturado e mais ou menos unido. Já o local é realmente uma pobreza de ir às lágrimas. Até se parece com o PSD nacional, só que no PSD nacional já puxam de canivetes e até ameaçam partir os dentes uns aos outros. Mas isso são outras contas. Esperemos agora que a nossa intrigante Câmara de Loulé faça alguma coisa por aquele edifício. Se fosse qualquer Câmara pobre do Alentejo já teria restaurado e já estaria ao serviço da comunidade. Saudações Festivas.

  11. Astor

    Estou com o Raul Nic no que diz respeito aos partidos locais e nacionais. Quanto à Câmara é a mesma coisa que nos habituaram nestes infindáveis 9 anos. O que vale é que a gente vamos (alguns) mudando de terra. Espero passar a viver em S. Braz terra muito calma. Gente pacífica e onde se respira já o ar serrano. Cumprimentos a todos os que seguem este blog que dá lições a muitos outros. Parabéns ao Mestre Escola.

  12. Goncinha

    Apesar de não ser de cá sinto estes problemas como se o fosse. A sociedade louletana é uma sociedade morta tirando dois ou três intervenientes de blogs com mais uns amigos à mistura.
    Mas é bom que se digam as verdades para que não pensem que o pessoal que votou é atrasado mental. É dificil viver aqui e lutar contra esta corrente de lava. Mas um dia ….

  13. MajorLe.

    A árvore enorme que se vê ao fundo na 1ª foto não é do Inuaf que os mandantes de Loulé rataram dizendo que tinha que ser limpa? Que belo entroncho que ali ficou. Quantos anos serão necessários para que seja de novo a mais bela árvore de Loulé?

  14. Tio

    Professor Almeida e amigos deste blog vale a pena ler o artigo completo do Blog Aspirina B
    http://aspirinab.com/valupi/paroxismo-do-paradoxo/#more-17789 sobre a Comissão de Inquérito a que a mesma se refere. É uma Comissão muito pior do que o estado do Casarão.

  15. Sardinha

    A banda da musica nova tem equipa de futebol? Se sim, o problema é resolvido de imediato.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s