Beja rendida à Afonsina!


TUALLE, a tuna 1ª em Beja! Foto: Tualle

Esta malta universitária de Loulé, que já soube sentir a dor do Haiti… saboreou, agora, a glória da alegria e da cantoria. E, com os meios que reuniram, aliados aos recursos vocais e musicais que têm (foi brilhante escutá-los nos Modelo durante a Campanha pelo Haiti), arrancaram o PRIMEIRO lugar em diversas especialidade, vencendo o 9.º Politunas – Festival Nacional de Tunas que decorreu em Beja nos dias 16 e 17 de Abril!! E não pararam, foram de bar em bar, onde se junta a juventude, e animaram a “noite académica” de Beja, projectando Loulé.

O “seBASTIÃO” envia-vos um forte abraço de aplauso e respeito. E, já agora. lança-vos um desafio:

Vão (vanham) dar “um ar da vossa graça” à Exposição e Venda de Obras de Arte a favor do Haiti que vai acontecer na Galeria Alegria (junto das Bicas Velhas) no próximo sábado pelas 18,00h!

Aos restantes visitantes deste blogue recordamos que está acontecer deste 3ª feira até Sábado, a Semana Académica de Loulé, cujo cartaz está afixado nas caixas eléctricas e nos contentores de resíduos (??). Amanhã, por exemplo, anúncia o Quim Barreiros!

Talvez seja um bom motivo para ir ao mercado semanal à quinta-feira de noite… e no sábado de tarde ajudar um povo haitiano esquecido!

19 comentários

Filed under Blogosfera, Ensino, Juventude, Loulé, S. Sebastião, Solidariedade, ssebastiao

19 responses to “Beja rendida à Afonsina!

  1. Mira

    Obrigado amigo Antonio Almeida pelo seu apoia a nossa querida Tualle.
    Irei falar com o nosso magister para ver qual é a nossa disposição para nos podermos deslocar à referida exposição para podermos dar o nosso contributo a tão nobre causa.

    Um forte abraço de todos os elementos da TUALLE .

  2. Palma

    É sempre um prazer saber que alguém de Loulé leva e eleva o nome da sua terra para lá do nosso rectângulo ou mesmo para perto, como é o caso de Beja. Está-se a revelar uma grande Tuna esta Tualle. Ainda bem que o “Sebastião” dá a conhecer às gentes de Loulé um grupo de pessoas que se interessa pelo seu semelhante através da música. Parabéns – Palma – Louletania.

  3. Lídia

    Quando o Professor Vairinhos foi o impulsionador da Universidade para Loulé muitas vozes se levantaram dizendo que não era terra para isso e que seria uma Universidade de 3ª. Afinal enganaram-se essas aves de rapina. O Inuaf é um bom Instituto e vai crescendo como tudo na vida. Nada se faz de um dia para o outro. Parabéns à Grande Tuna Louletana.

  4. Marco

    Mais uma vez o Professor Almeida dando boas notícias dos jovens que constituem a Tuna do INUAF. Não sabia que estavam assim com essa pedalada. É de aplaudir. Marco

  5. Nilo

    Lá teremos que ir ver esse grande senhor da música brejeira que por onde passa faz uma festa de boa disposição. Todos à Semana Académica de Loulé. Malta jovem e menos jovem. Apoiar a Juventude é o nosso dever de cotas rsssss. Abraço para Sebastião.

  6. Aline

    É bom saber que há coisas interessantes pela nossa terra apesar dos politicos não serem grande coisa. Na Casa da Cultura vi a semana passada uma Peça engraçadíssima que não deixa envergonhado um grupo Amador como aquele. Agora a Tuna também dá um ar da sua graça em grande. Beja e Açores foram lugares de sucesso. Ainda Bem. Viva a Juventude. Aline

  7. Goncinha

    É na Espanha que tenho assistido a grandes combates de Tunas. Eles são Reis. Mas é bom que nós Portugueses que também temos Grandes Tunas, em especial as das grandes Universidades, possam agora brilhar as da Província que pareciam estar esquecidas. Esta de Loulé é um bom exemplo. Entretanto não esqueçam, em Sevilha acontecem às vezes grandes espectáculos de Tunas. Quem sabe se a nossa não irá lá um dia destes. Saudações. Goncinha

  8. Gigisol@hotmail.com

    Quem já passou há muitos anos por Tunas sabe muito bem a alegria e a felicidade que são aqueles momentos proporcionados pelo convívio musical e de amizade entre os elementos.
    Felicidades. Gigi

  9. Manel

    A Tuna do Inuaf é sem dúvida uma boa Tuna. Uma curiosidade: Os elementos são na maioria do Curso de Educação Musical e de Grupos musicais do Algarve? Quem são afinal os componentes desta bela Tuna e que instrumentos possuem no seu activo? Sou um curioso por Tunas e embora não seja estudante universitário gostaria de saber. Obrigado e Boa sorte.
    Manel B

  10. Rio

    Esperemos que não chova para a Semana Académica. Apesar das Tendas, o mau tempo é sempre um empecilho para estas festas. S. Pedro nos ajude! j

  11. rosa murcha

    Parabéns à Tuna pelo prestígio que trás a Loulé, embora manchada pelas enormes bebedeiras de alguns elementos na procissão de Nª Sª da Piedade que em nada valoriza nem a nossa terra, nem a Igreja e, muito menos a Universidade.
    Muitos dos devotos estudantes nem sabem onde é a porta da Igreja, é vê-los etilizados, empurrando tudo e todos qual garraiada, em eufórico galope.
    Deixo aqui uma sugestão: as Festas de São Firmino em Pamplona.

  12. Nem por encomenda! Era, de facto, esperada uma opinião assim. Mas Rosa, pensemos um pouco: Não se confirmou a qualidade de “aluno” nos ditos etilisados, que existiram uma vez mais é verdade, a menos que as forças de segurança o tenham feito e a Rosa tenha disso tido conhecimento (?)… Há muita gente alcoolizada e aos gritos na Romaria e, parece até, que uns atraiem os outros; saberemos contudo quantos frequentam o nosso Instituto Universitário, ou bastará um, para manchar a dignidade de todos os outros, incluíndo a Tuna?`
    É até bom que o comentário da Rosa surja, neste contexto, porque pode ajudar a emendar os deslizes daqueles alunos que prejudicam o nome da instituição louletana que queremos defender e promover para bem do Concelho e do futuro profissional dos próprios alunos!
    Seria bom que outras respostas fossem produzidas, quem sabe dos mal comportados, para que este triste assunto encontrasse a desejada solução.

  13. Erva

    É evidente que o alcool tolda os espíritos e que tanto gente do Inuaf como quaisquer outros jovens levavam uns pinguitos no bucho. Penso que aqui neste Post estamos a falar da Tuna e não de alguns estudantes etilizados na procissão. É dificil saber quem está no momento. Certo é que não dignifica a Festa. A moda pegou desde há uns anos porque é giro (e realmente é entusiasmante) acompanhar a Banda e o seu magistral Hino ao ritmo da música. Antes apenas os mais velhos e romeiros acompanhavam a Banda no seu regresso. Agora generalizou-se e ninguém pode proibir ninguém de dar asas à sua alegria. Mas haja algum decoro pela parte desses tais rapazes que para darem mais vivas bebem mais uns calcinhos.

  14. Norton

    Não faz sentido generalizar para os estudantes do INUAf a algazarra de alguns jovens que se passam das estribeiras. Quanto à Tuna parabéns pelos sucessos alcançados para a Universidade Louletana criada nesta terra no tempo de outros senhores e quando Loulé era uma terra em GRANDE mesmo com menos dinheiro que agora.

  15. Palma

    Almeida: Se quiseres prestar mais alguns esclarecimentos no post do Admir, nomeadamente, informando das pessoas que o encontraram, assim como outros pormenores que possam interessar os leitores da Louletania, agradecia. Abraço – Palma

  16. José Lúcio Branco

    Ah malta brava.
    Parabéns pelo êxito alcançado.
    Valeu a pena as horas que passo nas instalações da Filarmónica quando vou abrir a porta para os ensaios da Tuna.
    Valeram as palavras do Pechão quando incentiva os caloiros a participarem mais nas actividades da Tuna.
    São também responsáveis pelo êxito os antigos alunos do INUAF que colaboram com a Tuna.
    A todos os meus votos de continuação. Não podem parar.
    Alguém perguntava se eram alunos do curso de música ou de algum grupo musical.
    Pelo que sei nem uma coisa nem outra, são jovens cheios de garra e que muitos só aprenderam um instrumento depois de ingressarem na Tuna.
    Alguns dos intrumentos são a Flauta, Cavaquinho, Guitarra, Contrabaixo e Bombo.
    José Lúcio Branco

  17. Ser tuno pode, a muitos, parecer ser vaidoso, beberrão, namoriscador e mau estudante, … Em verdade, ser tuno é dar de si e ser o rosto exterior, ser embaixador de uma Academia e de uma Cidade!
    Pouco importa que detractores apontem o dedo a um ou outro dos tunos, questionando a sua individualidade, pois o que importa é o produto colectivo realizado pela Tuna. Não há dúvida que a TUALLE tem crescido e merece o nosso carinho!
    Agradecimento ao Sr. Maestro pelos esclarecimentos que nos trouxe e pelas respostas que deu!

  18. José Lúcio Branco

    Lembro-me de alguns dos actuais membros que foram fundadores da tuna quando era tuna mista.
    Era difícil realizar um ensaio pois a malta não sabia cantar nem tocar instrumentos.
    Quem diria que hoje arrecadam prémios nos Açores e em Beja.
    Tem sido graças ao trabalho dessa malta e de pessoas tão empenhadas como o Dr Semião, o qual tem realizado um excelente trabalho nos ensaios.
    Quanto aos excessos quem não os comete? Uns são cometidos pelo stress, outros pelo alcóol, enfim das mais variadas formas.
    Não é por isso que se deve julgar toda a juventude.
    Existe também uma Tuna Feminina que está a dar os seus primeiros passos sentindo também o sabor amargo das dificuldades do início.
    Com trabalho também chegarão longe.
    Força malta tunante!
    José Lúcio Branco

  19. Mira

    Caro amigo Sr. Manel

    Em resposta ao seu post, junto coloco o link da TUALLE Tuna Universitaria Afonsina de Loulé onde o senhor terá mais informações da nossa tuna, dos elementos que a compõe, dos instrumentos que cada elemento toca na tuna, assim como o nosso curriculum, palmares artistico e as nossas actividades.

    http://www.tualle.comoj.com

    Cumprimentos

    Em nome da Tualle

    José Encarnação “MIRA”

    Membro da Tuna Universitaria Afonsina de Loulé

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s