Senhora da Piedade: o Culto e a Festa!


Foi questionada, na Assembleia de Freguesia, a forma de colaboração que pode ter o Rancho Folclórico e  Etnográfico de S. Sebastião nas Festividade da “Mãe Soberana”… No intuito de ajudar a encontrar uma resposta, aqui fica um exemplo mas, muitos outros, poderão surgir da discussão que venha a existir!

7 comentários

Filed under Blogosfera, Cidadania, Loulé, Património Histórico, S. Sebastião, ssebastiao, Turismo

7 responses to “Senhora da Piedade: o Culto e a Festa!

  1. Já começou! Nenhum comentário mas uma manifestação de discordância com o post!
    Pesquisei exemplos da inclusão de “outra música” e “outros figurantes” e encontrei este exemplo de Viana do Castelo e mesmo assim, em Pavilhão, fora da Procissão a Nª Senhora.
    Sim Nossa Senhora, essa que muda de nome consoante o local da devoção, mas é sempre a Mãe de Jesus Cristo!
    Opiniões precisam-se e não expressões de desagrado ou bairrismo do tipo “a nossa é mais Santa” ou “a nossa Romaria é a Maior” como diz esse tocador / cantor Augusto Canário (um Andarilho da Cultura Popular), por certo diremos o mesmo da Nossa Romaria à Mãe Soberana!!!
    É esse o desafio que vos é feito: Que podemos fazer para, salvando dos exageros, inovar e valorizar esta devoção velha de meio milénio?

  2. Zica V.

    Não é muito fácil introduzir novos elementos na procissão da Mãe Soberana já que podemos cair na imitação das Romarias do Norte. E esta nossa é bem do Sul e não precisa de imitações.
    Mesmo que o Rancho desfilasse na Procissão apenas, pareceria um cortejo etnográfico. O melhor é o Rancho ficar onde está. E além disso não esqueçam que existe um rancho infantil em Loulé que estqria mais vocacionado para o efeito e que é bem mais antigo do que o de S. Sebastião. As coisas no seu lugar!

  3. Ex-Rancheiro

    Sei por experiência própria que existe uma rivalidade entre o Rancho novo de S. Sebastião e o antigo Rancho Folc. fundado há muitos anos, e que se deve ao trabalho magistral do Snr. Fernando Soares, já falecido. A minha homenagem a esse homem louletano/altense. Não faço ideia de que forma iria um rancho integrar uma procissão, neste caso no Algarve.

  4. James

    Bem haja Professor Almeida mais uma vez em cima do acontecimento local. Trazer este assunto aqui para alguns não terá grande interesse mas para os amantes desta forma musical é possível que tenha muito. Eu já não sou apreciador de ranchos há muito, foi um estilo de música que me saturou ao longo da vida. Mas isso não quer dizer que não respeite quem gosta e quem faça parte desses ranchos. Cada indivíduo tem uma sensibilidade e essas pessoas têm esse direito. Não tenho qualquer opinião já que não aprecio o estilo, mas quem sabe se haverá uma forma dos ranchos louletanos e o de Alte participarem nas festividades. Eu não vejo. Outros olhos verão. Saudações.

  5. Flower Lys

    Acho que não devemos misturar ranchos nestas coisas. A ideia surgiu de S. Sebastião e é com S. Sebastião Rancho que se deve contar. Pode muito bem desfilar junto aos homens do andor mas sempre à frente da Banda. Podem até levar umas bandeiras alusivas à festa batendo apenas palmas a compasso. É a minha opinião F. Liz

  6. Joka

    O Rancho de S. Sebastião não teria que ser o único a participar na Festa. Todos os ranchos do concelho são mais antigos que o de S. Sebastião e essa coisa da Flower ir batendo palmas à frente da Banda parece-me coisa de filmes cómicos. E aquilo é um Festa grande e adorada pelos louletanos. Não misturem parvoíces com coisas sérias.

  7. Papoila

    Um desfile etnográfico nesta festa penso que não ficaria mal mas isso já se faz no Minho há montes de anos. Eu adoro Ranchos e tenho pena de nunca ter tido jeito para essa arte. Não entreguem é isso à Câmara porque se não, aparecem logo uns sábios a debitar ideias que não interessam a ninguém. Façam reuniões entre todos e daí sairá certamente alguma coisa de bom. Boa sorte.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s