Salubridade, a primeira conquista da Saúde!


Já o temos aqui dito e demonstramo-lo agora: É na Salubridade que a CML apresenta melhor desempenho!

Casos há, como este, em que é necessária a colaboração de privados que possibilitem a colocação de equipamentos; acertos das Recolhas com o volume de Resíduos depositados; definição da tipologia de transporte com as rotas de recolha; …e outras que os técnicos saberão. Mas, aquilo que faz mesmo falta e está ser difícil de realizar, é ajustar os comportamentos dos Cidadãos face aos equipamentos e aos resíduos!

Achamos que o grau de evolução e cultura dos Povos se lê no Lixo que produz e na forma como o Trata… Por isso vamos contar-vos uma pequena e pontual  história!     As intensas chuvas produziram a deslocação do solo com a consequente subida do RSU e a fragilidade do pavimento. Perante a situação perigosa foi feita a colocação de 3 contentores plásticos (verdes com rodas) como solução provisória que depressa se revelou insuficiente, voltando a surgir sacos de lixo no chão.

Mesmo perante a dificuldade, um grupo de garotos entendeu ser boa a ocasião para furtar 4 rodas que precisavam, escondendo um dos contentores para “no sossego” poderem proceder às “colheita”. Talvez por estarem habituados a não serem corrigidos, trabalharam com a traquilidade de não temerem ser observados e foram-no por vários moradores…

Aprenderam o 25 de Abril, os garotos nesse acto, pelas explicações de que aquilo que é “da Câmara” é pago por “quem paga Impostos” e que esses não aceitam ter que suportar as “asneiras dos garotos” e ficarem calados sabendo quem são os culpados…

Como prova de que a Cidadania funciona, fiquem sabendo que sob um Ecoponto, esta 2ª feira, estava um saco plástico com 4 Rodas e respectivos parafusos!

Agora está tudo bem; contentor betonado e “malandecos” identificados. Resta desejar que acabem as deposições de sacos de lixo nas papeleiras e os resíduos atirados pelas janelas. Ah! As fezes dos canitos apanhadas!

A Saúde de todos depende da responsabilidade de cada um!

Deixe um comentário

Filed under Cidadania, Ensino, gente, Juventude, Loulé, Opinião, S. Sebastião, salubridade, ssebastiao

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s