“Vem aí a República!”


Joaquim Romero de Magalhães, professor catedrático da universidade de Coimbra, ilustre louletano, vai esta noite falar-nos dos últimos anos da Monarquia (1906) até à proclamação da República (1910).

Assim, arrancará o Ciclo de Conferências Comemorativas dos 100 anos da República Portuguesa e está agendado para as 21,00h, desta noite, no Salão Nobre dos Paços do Concelho

Apesar da intensa chuva que se abateu sobre a Cidade, foram 30 os corajosos que acompanharam a longa, mas esclarecedora apresentação dos factos decisivos ocorridos nos quatro anos prévios à implantação da República em 5 de Outubro de 1910.

Ficou patente que, como aconteceria em 1974, foi o envolvimento popular nas acções dos militares, também de baixas patentes, que possibilitou a vitória. Também nos dois momentos se verificou que o movimento revolucionário apresentou fraquezas organizativas, capacidades individuais e incapacidade dos “situacionistas” em responder à estratégia revolucionária e à presença do Povo em apoio os revoltosos!

A participação de Mendes Cabeçadas no comando do cruzador Adamastor foi referida como determinante da fuga do Rei para Mafra e esta nota é interessante por fazer a ponte para aquele que, já Almirante, viria a ser o Primeiro louletano a Presidir à República, embora por 17 dias!!! Dele tratará a próxima exposição no Convento de S. António.

6 comentários

Filed under Ensino, gente, História, Loulé, Política Nacional, ssebastiao

6 responses to ““Vem aí a República!”

  1. João Chagas Aleixo

    «Ilustre amigo de Loulé»??? Óh Professor!!! O Professor Romero Magalhães é Louletano há 68 anos !!!

  2. isabel

    Uma vez que estamos na presença de conceituados professores, gostaria de colocar uma questão sobre se existe uma posição sobre um tema que aparece com bastante intensidade na internet ou seja sobre a possível nacionalidade portuguesa do navegador Cristóvão Colombo/Colon?

    Na Internet encontramos inúmeros sites portugueses e estrangeiros sobre essa probabilidade, mas oficialmente em Portugal nada aparece. Que pensarão os senhores professores?

    por exemplo

    http://www.dightonrock.com/origem_e_significado_do_nome_cri.htm

    obrigada
    Isabel

  3. João Chagas; com efeito, na hora de validar o texto fui assaltado por dúvida sobre o nascimento de seu primo. Muitos são os louletanos que nasceram em Faro embora isso não negue a sua origem louletana!
    “Amigo de Loulé” não continha qualquer carga avaliativa, mas apenas, uma defesa minha para não escrever falsidade.
    Peço desculpa pelo lapso que já corrigi e agradeço a aprendizagem desta noite.

  4. Republicano

    Que me desculpe o João Chagas mas há muitos louletanos intelectuais nascidos há mais anos e dos quais nem a sombra se vê. Não estão obrigados a isso mas serve apenas para comparar com a sua interrogação. Quero frisar que não sou advogado do Professor Almeida que aliás só conheço pelas fotos que publica. De qualquer modo Viva a República neste momento representada por uma pessoa amorfa. Outros tempos virão certamente. S.Santos

  5. Homero

    Às vezes as pessoas utilizam linguagem que não está de acordo com aquilo que delas pensamos, mas todos falhamos e todos os dias. A humildade na resposta do Snr. Almeida é de inaltecer. Continuemos este pequeno serão depois de havermos escutado com interesse este algarvio das letras que se chama Romero Magalhães.

  6. Isabel; esse assunto pode, talvez, passar por aqui um dia. Por agora está descontextualizado e peca do preconceito de que os “professores sabem tudo” de todas as coisas. Essa é uma curiosidade que pode ocupar quem não tiver outras ocupações, constituíndo tarefa que dificilmente terá validação científica em face da ausência de documentação que suporte definitivamente qualquer tese. Tantos séculos depois, teremos que aceitar aquilo que os historiadores postularam!
    Por agora, o que nos interessa, é estudar a República!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s