Júlio Negrão: o republicano!


Atento, voluntarioso, exigente e, apesar da respeitosa idade, este cabeleireiro estabelecido em S. Brás de Alportel, encadernador nos tempos livres, senhor de uma prodígiosa memória e de um acervo republicano ainda maior, não temeu empreender a caminhada pedestre que medeia do Ateneu (no centro de Loulé) ao Convento de S. António para ouvir o Doutor Torgal falar do grande vulto republicano que foi o Presidente António José de Almeida!

Este património vivo do legado republicano, Júlio Negrão de seu nome, encheu a assembleia e dignificando-a, demonstrou que a idade não nos impede de estar presentes quando o calor e a praia nos fascinariam mais e teve a possibilidade de concordar com o conferencista não apenas quanto à figura do melhor presidente da 1ª República, mas também quanto a ética e valores patrióticos da República.

Por isso e pelo seu muito saber, Júlio Negrão é a figura republicana do “sebastião”… Viva a República! Viva o Negrão!

Conclusão: De tão digno e honesto ter sido, na política como na profissão, todos hoje gostariam de ter António José de Almeida como património doutrinário e não terá sido por ele que o Estado Novo se implantou!

10 comentários

Filed under Algarve, Blogosfera, Cidadania, gente, História, Loulé, S. Sebastião, ssebastiao

10 responses to “Júlio Negrão: o republicano!

  1. Até parece que neste evento de celebração de vulto cimeiro da República foi o Júlio Negrão a mais alta figura!
    Há que render homenagem à elevada qualidade comunicacional e ao grande saber de Pinto Torgal, catedrático em História das Ideias da Universidade de Coimbra que, não podendo simpatizar com as figuras por si estudadas não escondeu a comovente identificação com a personalidade e a obra de António José de Almeida e fê-lo de uma forma magistral que a todos os presente conquistou.
    De um modo muito geral diremos: Que bem estaria o Ensino se fosse servido de comunicadores assim! É que ficaríamos a ouvi-lo quanto tempo ele quisesse falar, com o mesmo prazer e sem enfado… Obrigado Doutor!

  2. bandeirante

    Nem todos nasceram com esse dom da comunicação. Poucos a ouvi-lo. Sinal destes tempos louletanos das noites brancas e muitas cinzentas….
    Bandeirante

  3. Z.Manel

    Mas a nossa Republica também tem umas araras.. Foi Morais Sarmento na Sic que não se chegou a perceber se estava brincando às entrevistas se a jogar boxe.
    [Morais Sarmento discorrendo acerca da entrevista de Manuel Alegre] Portanto, estamos numa esquerda-direita clássico, parece que estamos em Auschwitz outra vez… aaaaaaaaaah… aaaaah… pe-peço desculpa… aah… Temos um esquerda-direita clássico… Não é Auschwitz, como é evidente pelo que queria dizer… Estava a falar das Guerras Napoleónicas e… Portanto, nós temos um esquerda-direita outra vez clássico, que eu acho que não faz nenhum sentido. […]

  4. S.Punho

    Que me desculpe o republicano da fotografia mas essa conversa do Snr. Morais Sarmento que também se diz Republicano parece de um mercenário. A nossa Democracia tem destas coisas. Gente a falar na televisão que deveriam estar num ringue qualquer à chapada com outros seus iguais.

  5. Merkhabala

    Se é ao sistema político a que estamos sujeitos hoje que chamam de República…Um sistema que vive de tirar aos pobres para dar aos ricos e onde só a corrupção é que dá frutos, então a única coisa que há a dizer é abaixo com a República…A única República que eu vejo é a das bananas e não é preciso um grande cérebro para perceber que não nos leva a lado nenhum…Só porque foi a solução para nos tirar da ditadura não quer dizer que tenha sido a melhor e a mais correcta, afinal de contas a República que vivemos não passa de uma forma de ditadura dissimulada, entitulada de democrática mas que de democracia nada tem e que só serve para enganar os muitos fracos de vista que por aí andam e que comem tudo o que lhes metem no prato….

  6. Jota

    Nos E.U. também existem Republicanos e todos nós sabemos das suas práticas.

  7. Tina

    Ainda há por aí gente que tem saudades da ditadura salazarenta. Gostos não se discutem. Mas se não gostam de cá viver porque não batem a asa para Cuba, Coreias e outros paraísos? A nossa República com todos os defeitos que tenha, já que eles existem em toda a parte menos nos tais paraíso trouxe-nos grandes benefícios que só os duros de cabeça não querem aceitar. É lá com eles. Viva e sempre a República de Portugal.

  8. Almedino

    Os anti republicanos existem e aceitamos porque somos democratas. A Monarquia pelo jeito parece ser um sistema maravilhoso. Veja-se sua alteza Real a Duquesa de York que queria vender o marido por não sei quantas Libras… e por aí fora. A lista é tão grande que mais vale a gente concentrar-se noutras coisas que nos dão prazer.

  9. Se o desempenho político de governantes e outros agentes da administração da “coisa pública” não agrada: Mudamo-los!
    Aliás tem sido nessa base de raciocínio e busca de acerto que, nos momentos próprios, escolhemos: Votando!
    Episodicamente demonstramos discordância: Manifestamo-nos e Protestamos!
    Ignoram, aqueles que não festejam a República, que por muito fraca que seja, é forte na garantia da Liberdade Individual e dos Direitos Constitucionais que nenhum outro regime garante. Nenhum outro exige a validação eleitoral do seu Programa de Governo, está sujeito à aprovação de Orçamento ou ao Veto Presidencial e confiança Parlamentar…
    O Poder Uninominal e Geneticamente obtido e as Ditadoras não contém mecanismos de regulação e fundamentam-se na absoluta vassalagem.
    Há, apesar do Incremento Cultural que a República realizou, muito orgulhoso e teimoso vassalo; não devemos esquece-lo!
    Façamos Mais e Melhor República!

  10. Jota

    É isso Professor, façamos mais e melhor República e acabemos com certos e disfarçados Republicanos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s