Aparecimento oportuno!


Ela está lá! Melhor, sempre esteve lá! Desde que a História regista presença humana que ela lá está!!!

Oportuno aparecimento sim, nestes dias em que o passado é devassado em busca de uma estética mundana, é bom que a Muralha da velha Loulé se mostre. Talvez, desejamos nós, isso sirva para que se faça luz nos modernismos que estão adulterar esta terra!

5 comentários

Filed under ssebastiao

5 responses to “Aparecimento oportuno!

  1. gonçalo

    Pelo menos alguma coisa de interessante surgiu dos buracos.

  2. Rui

    Professor Almeida fico contente com noticias destas. Tenho dois filhos na Escola Publica e uma noticia desta deixa satisfeito qualquer pai:

    “Nesta escola só não tira boas notas quem não se esforçar minimamente, porque temos todas as condições de estudo e uma relação com os professores fora do normal, que nos dão explicações quase privadas.” O testemunho de Diogo Lacerda, de 17 anos, espelha a opinião geral dos alunos da Escola Secundária Alves Martins (ESAM), em Viseu, um estabelecimento de ensino que registou das melhores notas do 12º ano do País: colocou 27 alunos no curso de Medicina e 15 no de Arquitectura, os cursos que exigem melhores notas. No total, eram 36 alunos com média para poder entrar em Medicina, mas nove optaram por outros cursos. Fico sempre satisfeita quando posso ler coisas destas:
    “Nesta escola só não tira boas notas quem não se esforçar minimamente, porque temos todas as condições de estudo e uma relação com os professores fora do normal, que nos dão explicações quase privadas.” O testemunho de Diogo Lacerda, de 17 anos, espelha a opinião geral dos alunos da Escola Secundária Alves Martins (ESAM), em Viseu, um estabelecimento de ensino que registou das melhores notas do 12º ano do País: colocou 27 alunos no curso de Medicina e 15 no de Arquitectura, os cursos que exigem melhores notas. No total, eram 36 alunos com média para poder entrar em Medicina, mas nove optaram por outros cursos.
    Diogo Lacerda, natural de Sernancelhe mas a residir nos últimos três anos em Viseu, foi o estudante com melhor média: 19,8 valores. Onde ficaram as outras duas décimas? “Em Português e Biologia, que só consegui 19. Às outras disciplinas tive 20”, explica o jovem, que justifica os bons resultados com a apetência para o estudo e o ambiente que se vive na escola. “Há uma competição saudável que exige muito de nós e nos motiva para a nota máxima”, explica o jovem que entrou em Medicina na Universidade de Lisboa.

  3. Meu caro Rui; modestamente não direi, neste caso, que o seu comentário está fora do tema porque o conhecimento e o respeito por ele estão patentes no post e no seu comentário.
    É de facto um justo elogio da Escola Pública que demonstra que ela contém dentro de si a excelência e que constitui a mais justa e universal via de acesso ao saber e à cultura. Precisa de se pautar por regras que, no seu dia-a-dia, permitam o trabalho aplicado de quem quer trabalhar e, desse modo, construir-se. Basta que a indisciplina e as perturbações externas cessem e se deixe que a Escola cumpra a sua vocação. Estou certo que em muitos outros comparativos a Escola Pública demonstra a sua maior qualidade face à sua concorrência privada mas deixo isso para o debate sobre a Revisão Constitucional que um partido liberal deseja concretizar para poder governar.
    Quero despedir-me dizendo que em Loulé a Escola Pública também apresenta bons indicadores de qualidade apesar do elevado peso da indisciplina e da ludicidade escolar. Assiste-se a um envolvimento familiar acrescido mas ainda primordialmente dirigido para o conforto dos garotos e não para a qualidade do seu trabalho e com demasiada “explicação” sem proveito e que, além do custo, contribui para a cristalização da perguiça.
    Agradeço a contribuição oportuna neste início de ano escolar!

  4. Cila

    E agora o que fazer com esta pedra ou este bocado de muralha ?
    Cila

  5. Pai

    Concordo em absoluto com o Rui e o Prof. Almeida. Uma tal comunicação social de sarjeta tem dado ao mundo escolar uma imagem degradada que parece não ser assim. Um bom ano escolar para todos os que o integram. Pai

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s