O “sebastiao” não fala de Loulé…


Pois é, na verdade, pouco há para falar de Loulé sem que se levante um inquérito para determinar “a fonte”, ou que “alguém” apareça apontando o facto… O Mundo, lá fora, vive e sofre alheio a Loulé!

Mas, dizem que não se fala, aqui, de Loulé. É verdade! Dissemos que estaríamos atentos e calados, recordam-se?

Não falámos do Cineteatro que, afinal, já não abre em Novembro e que, na melhor das hipóteses, abrirá em Fevereiro; não lamentámos que os amadores não pudessem apresentar aí o seu trabalho integrado no Centenário da República; não falámos do Organograma que retirou a chefia a um Arquitecto e a entregou a outro (talvez para retribuir apoios eleitorais) de qualidade técnica por demonstrar…; não falámos da ausência nos States de dois autarcas cimeiros; não falámos da forma pouco cortês de deixar um Director de Agrupamento pendurado quando, apenas, desejava uma reunião com o Presidente ausente; não falámos do estado do Ginásio da Escola que motivou o atraso na assinatura do contrato programa; não falámos do calcetamento orçado em 9.000 € em torno de uma escola e que dá acesso a um bairro que é campeão do IMI por fracção, nem comparámos esse valor com o que se gastará nas iluminações de Natal… Não falámos do MED’10, nem da Noite Branca; não falámos de como se aguenta a falência do empreiteiro para finalizar a obra… Claro que também não lamentámos que o vizinho, depois de operado aos intestinos, ficasse no corredor durante três dias até que se obtivesse uma cama numa enfermaria, nem dissemos que o nosso Presidente vai ser o Administrador do Hospital Privado da Misericórdia, construído com o dinheiro que pagamos, e entra, na CML… e foi prometido há quase uma década para o cuidados dos idosos e necessitados; também não falámos, e queríamos falar, da partida da Dª Lurdes Barros e da vida mais difícil que vai ter o Sr. José Maria…, nobre jornalista local tão humilhado no final da vida…

Não falámos das barbaridades locais, pois não!

Mas, em contrapartida, falámos recentemente do Cineteatro e do Solar Aboim e daí, além de acções de limpeza neste último, resultaram incómodos para pessoal técnico, tricas entre serviços e injustiças com a Filarmónica.

Amigos: a vida não está fácil e a crise, ao contrário do que afirmam os oportunistas e golpistas, não é só nossa e vai durar! Essa crise tem responsáveis conhecidos que se encobrem por detrás de políticos e gestores de topo, opinadores regulares das televisões, o Sistema Financeiro Mundial enquanto bastião do sistema capitalista não consegue resolver os problemas por si mesmo criados e não pode mais disfarçar as atrocidades que comete à escala global…

Este tem sido o assunto recente do “sebastião”!  Será que interessa menos que as questões de Loulé?

16 comentários

Filed under Blogosfera, Loulé, Opinião, Oposição, ssebastiao

16 responses to “O “sebastiao” não fala de Loulé…

  1. Vítor Aleixo

    Há já uns tempos que mergulhei nessa onda:pensar o mundo e as ideias que fizeram dele o que hoje à vista de todos está.É esse o primeiro ponto duma agenda da actualidade.
    E se para compreendermos o que nos acontece neste local o mais urgente agora fosse voltar a discutir as ideias e o pensamento de filósofos,economistas,historiadores …
    O Prof.Almeida começou, e bem, a introduzir novos temas neste espaço e estou convencido que o Sebastião não se descaracterizará por isso.

  2. Manel Manoel

    Ora está a ver como aqui neste espaço sem custo de ler ficaram ditas tantas verdades que nós quase todos desconhecemos ? Está a ver como o Sebastião era o melhor Blog para falar das coisas de Loule´com pormenores como nenhum outro ? Está a ver como há pano para mangas nesta terreola que quer ser cidade à grande mas que não passa de uma vilória grandinha ? Sebastião sabe mais que o que lhe ensinaram. E os louletanos agradecem porque sabem que não são mentiras o que aqui estão descritas.

  3. louletano man

    Um visitante há dias chamava parolos aos que achavam o texto desse dia ( com todo o valor que tinha) enorme para a maioria das pessoas que andam pelos blogs. Não era mentira nenhuma. Pode-se falar da crise que avassala o nosso país e o resto da Europa e muitas outras partes do globo mas imprescindível mesmo seria falar daqui. Talvez isto seja uma estupidez da minha parte. Porque quem manda no blog é o seu autor e não a malta que por aqui anda à procura de saber como vão os destinos da terra. É do conhecimento geral que OS JORNAIS DO CONCELHO PARECEM FEITOS À MEDIDA DO «DONO» DESTA SANTA TERRINHA. Exactamente como Odorico Paragauassu na sua novela o BEM AMADO. GRANDE RETRATO transposto do Brasil para aqui. Boa noite a todos os louletanos que amam a sua terra. Louletano Man

  4. Mater

    Um dos jornais louletanos cuja dona faleceu há dias e que merece a aqui a nossa homenagem, porque foi uma lutadora com o seu marido durante dezenas de anos, trata-se de um jornal que podia estar ao serviço das gentes deste concelho e é apenas um autifalante ligado à Camara Municipal com todo o desrespeito pela democracia e pelas outras forças partidárias louletanas. Muitos louletanos estão-se maribando para o que se passa na sua terra não demonstrando qualquer sentido crítico antes pelo contrário apoiando as aberrações que por vezes se fazem. Tenho tanta pena da minha terra ser isto que está à vista ! Mater

  5. Peter

    Não concordo com esse título. O seu blog sempre falou de Loulé e era esse, parece-me a mim, a sua finalidade. De um momento para o outro a coisa mudou. Eu sou dos que cá passo quase todos os dias e embora o leia sem deixar comentários fiquei surpreendido. Mas agora já fiquei a saber mais coisas que me faziam alguma impressão. O Cinema de Loulé que era para abrir o ano passado já vamos em Outubro e pelo jeito já não é este ano. Isto parece um jogo entre o S. Braz e o Vilarinhos sem ofensa para os clubes em questão. Será que adiam para as eleições deve ser para ajudar o Dr. Cavaco a ganhar aqui na sua vilória. A unica cidade do Algarve sem um cinema ou teatro é uma pouca vergonha. As cidades mais animadas do país já restauraram os seus teatros e e cinemas e aqui continuam a gozar com o freguês. O concelho mais turistico do Algarve embora mais atrasado que outros não possui um cinema aberto desde a serra até às vilas maiores e zonas turisticas de luxo.
    O que se passa nesta terra ?

  6. Espanto

    Então vou eu falar de uma noticia de ambito Nacional. O Presidente da Associação Sindical dos Juízes não ajuda nada à imagem da magistratura. Vejam:
    E sim, também me admira que ele se sinta confortável com o facto de os subsídios de residência que os juízes recebem (e não é tão pouco quanto isso, pois fala-se em mais de 700,00€ mensais, valor muito superior ao salário que milhares de portugueses auferem mensalmente) não esteja sujeito a IRS, por decisão judicial baseada em argumentação tão esdrúxula que até fez chorar as pedras.
    E não menos digno de admiração é que os juízes, mesmo depois de reformados (perdão, jubilados, que até, neste particular, suas altezas não admitem ser tratados pela mesma forma que a plebe) continuem a receber o dito subsídio, mantendo também outras regalias, como os transportes públicos gratuitos, como se continuassem no exercício de funções. Isto é de bradar aos céus, mas vejam lá se isso incomoda o senhor Martins!
    Sabe que mais, senhor Martins do Sindicato ? Meta a viola no saco, ou então desampare a loja.
    Francisco Clamote – Terra dos Espantos

  7. Aguarela

    É uma pena esta pergunta feita no Sebastião Blog. |||| Este tem sido o assunto recente do “sebastião”! Será que interessa menos que as questões de Loulé?||||| É que as questões de Loulé não são tratadas em lado nenhum pois ninguém parece interessado em falar delas a não ser para lamber sapatos e botas. Já os outros assuntos são tratados mil e duzentas vezes por dias em todos os canais de televisão e em tudo o que é jornal diário. AInda há uma grande diferença mas quem manda manda.

  8. Carvalho

    Quem o viu e quem o vê. O Professor Aníbal num dos seus livros:
    A mensagem de que a Assembleia obstruía sistematicamente a acção do Governo passou para a opinião pública. O Governo, sendo minoritário, surgia como a vítima e acumulava capital de queixa: queria resolver os problemas do País e a oposição não deixava. A oposição não percebeu que, tendo o Governo conseguido evidenciar uma forte dinâmica e eficácia na sua acção, a obstrução ao seu trabalho não a beneficiava. O PS revelava dificuldade em ultrapassar os ressentimentos pelo desaire sofrido nas eleições de Outubro de 1985 e o seu comportamento surgia-me como algo irracional. O Governo e o PSD procuravam tirar partido da situação e alertavam a opinião pública para as estranhas convergências entre o PS e o PCP na Assembleia da República.’

    Aníbal Cavaco Silva, “Autobiografia Política. Vol. I” (Temas e Debates, 2002, pp.144-145)

  9. Fernando

    É bom que se fale de tudo um pouco mas que Loulé esteja em primeiro plano. Como alguém disse aí, os jornais do nosso concelho só dizem o que convem a quem lhes paga os anúncios. Não digo que nos outros concelhos não sofram do mesmo mal. Mas como ninguém acaba com isto que sejam os blogs a falar sobre os males da terra para que se possa melhorar e não varrer para debaixo do tapete para não ofender o patrão.

  10. Alfurreca

    Caro Professor e demais leitores,

    Muito havia para falar sobre cada um dos temas abordados, cada um deles dava um post com muitos replay’s pelo caminho, mas vou tentar focalizar-me tentando comentar cada um dos itens:

    Não falámos do Cineteatro que, afinal, já não abre em Novembro e que, na melhor das hipóteses, abrirá em Fevereiro;
    ** Abrirá antes disso. Começaram esta semana os testes de carga, atrasados por excesso de zelo de dois fiscais da electricidade e comunicações da CM Loulé (um francês e uma engenheira excomungada da electricidade para a informática). A questão que deixo é a seguinte: não deveriam esses fiscais da CM Loulé serem chamados à responsabilidade?

    Não falámos do Organograma que retirou a chefia a um Arquitecto e a entregou a outro (talvez para retribuir apoios eleitorais) de qualidade técnica por demonstrar…;
    ** Muito havia a discutir sobre o organigrama e a ocupação de lugares. Parece feito tal como o OE2011, à pressa e sem critérios. Embora saibamos que o Senhor Director Municipal ocupou vários meses do seu trabalho com esta tarefa. Não tratou-se apenas de uma nova nomeação, mas também da atribuição de novas competências que fogem do âmbito da arquitectura e entram no domínio da engenharia. A questão é: será que um arquitecto tem competências para fiscalização de obras municipais (ou outras quaisquer)?
    Outra questão interessante seria saber porque numa altura de retenção de custos criaram-se novos cargos e nomearam-se novos directores de departameto para funções antes inexistentes? (por exemplo o financeiro)

    Não falámos do MED’10, nem da Noite Branca;
    ** As festas, festivais e afins são sem dúvida o maior buraco da CM Loulé, analisem os dados publicados neste link: Transparencia na AP
    É incrível que ninguém faça parar o futuro candidato à presidência da CM Loulé, o agora Vereador Joaquim Guerreiro há anos responsável por todos os gastos em festas e afins! Note-se que o outro pelouro a seu cargo, os transportes e oficinas, é o segundo maior gastador na CM Loulé. É este o futuro presidente que queremos?

    Não falámos de como se aguenta a falência do empreiteiro para finalizar a obra…
    ** O como é simples, com dinheiro, a questão é: porquê?

    Nem dissemos que o nosso Presidente vai ser o Administrador do Hospital Privado da Misericórdia, construído com o dinheiro que pagamos.
    ** Aqui há muita matéria para especular. A primeira opção seria ser o administrador do hospital central do Algarve que seria construído junto ao estádio do Algarve. Foi essa a razão que o levou a investir tanto dinheiro da CM Loulé no parque das cidades. A segunda opção ainda está em aberto, se não vejamos, com a queda do governo PS em 2011 surge a hipótese do PSD vir a formar governo e ter que nomear novas administrações, nomeadamente a do hospital de Faro. Isso faria com que o nosso presidente tivesse que renunciar a CM Loulé e entregar o cargo ao vice-presidente. O nosso presidente tem entre mãos uma difícil escolha sem dúvida.

    Ainda ficaria muito por discutir, como por exemplo o assunto IKEA ou o assunto jornal “o louletano” é comprado pelo Sr. Vice-Presidente da CM Loulé!

  11. BBorges8

    Aí está um comentador com notícias frescas. Comprei a última VOz de Loulé só para ver o estilo pois há anos que não lhe punha a vista em cima. Lá estão os mesmos de sempre. Alguns até são bons mas estão perdidos ali e a fazer o jeitinho. O que vale é um ou outro blog que conta pra gente o que não se lê em lado nenhum.A Oposição não tem jornal nenhum e por isso deve ser muito dificil fazer passar cá para fora as belas coisas desta Câmara de ar……… viciado. Obrigado então à Alfurreca que nos passou a notícia. Boa noite para todos. B. Borges

  12. melro

    O Presidente da República acabou de convocar uma reunião do Conselho de Estado para a próxima sexta-feira, com a seguinte ordem de trabalhos: Orçamento do Estado para 2011 e a situação política.

    A convocação do Conselho do Estado pressupõe que Cavaco considera que há uma crise política, em consequência da inviabilização por parte do PSD do Orçamento do Estado para 2011. Mas, estando apenas agendada para esta tarde uma reunião da comissão política do PSD e sabendo-se que Passos Coelho fará uma declaração às 20 horas, como é que o Presidente da República já sabe a posição que o partido laranja vai assumir? ”

    Descaramento por aí ? Não | Que ideia daninha ! Melro

  13. El Cid

    Cavaco foi, é e será o melhor Presidente da República desde o 5 de Outubro. O resto podem rasgar.

  14. El Cid; esse é um assunto fora do tema!
    Mas, sinceramente (falo como autor deste blog) não concordo nada com a sua opinião, aliás este blog já expressou no passado opiniões sobre o exercício e a conduta do actual Presidente que vão no sentido de o considerar o pior de todos quantos exerceram a função no pós 25 de Abril… em particular pelas omissões, pelos tabus, pela arrogância e pela falta de carácter, ao não dar o exemplo, e prescindir de tantas Pensões de Reforma; de ter sido dos poucos poupados aos prejuízos do BPN.
    Finalmente, para este blog, Cavaco nem se deveria candidatar. Como o fez, no dia de ontem, pode contar com a nossa activa oposição!
    Portugal precisa que a Verdade seja dita, neste blog, somos verdadeiros e sinceros, aqui ficou a prova!

  15. Meus caros; volto a este debate para conferir uma informação do “Alfurreca” relativa ao Jornal comprado pelo Vice-Presidente da CML…
    De facto a Esposa do Sr. Eng. José Graça (Vice presidente da CML) acaba de adquirir a propriedade do título “A Voz de Loulé” e será a sua Directora!
    Há, então dois factos a reter:
    1- “O Louletano” continua a ser de quem é (Contreiras)!
    2- Agora “A Voz de Loulé” já tem Directora!
    Está, portanto, tudo normal… não aconteceu nada de novo e o “Jornal” deverá seguir o seu rumo habitual!

  16. Anónimo

    Oh Alfurreca e porque não falar dos que recebem mais de € 1.000,00 por mês e não pôem os pés na Câmara?
    Bombeiros, Gabinete de Imprensa, Divisão de Educação e muitos mais Divisões tem lá muita gente desta.
    E cortam eles as horas aos funcionários e aos motoristas para pagarem a estas pessoas.
    Cortam subsídios e transportes às associações para gastar nas festas e pagar a esta malta.
    Estes é que são os que têm valor na Câmara, não trabalham e recebem!
    um Louletano desiludido

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s