Jack Soifer sabe como sair da crise!?


A CABALA DOS 7 DO OURO

por Jack Soifer (*)

“SETE mil milhões a 700 metros de profundidade. É o valor do cobre e do ouro há muito no Alentejo encontrado e só agora anunciado.

Em 2008, descrevi aqui (jornal OJE) esta riqueza; em 2009 indaguei, em livro, sobre a cabala dos minerais. Disse ainda que alguém trava a exploração dos metais nobres no fundo do nosso mar. O drama do Chile mostrou que há inovação ainda não utilizada na mineração. Tal como há métodos para reduzir o défice de que ninguém fala.

Vejamos como a Argentina, quando passou por uma crise maior do que a nossa, impôs a moratória. Portugal empresta hoje, não para investir, mas para saldar dívidas passadas. No entanto, basta pagá-las depois. A banca estrangeira ameaça-nos, mas, como na Argentina há 12 anos, lucra muito com a nossa desgraça. Se não pagarmos agora, o que nos podem fazer? Se nos expulsarem do euro, melhor para nós.

A Argentina reviu o seu modelo económico há 12 anos, provando que o FMI precisava mais dela do que ela do FMI. E hoje, em plena crise mundial, exporta agrotech e vai muito bem.

A cabala dos metais nobres esconde de Portugal a nossa riqueza. E o BCE esconde-nos a opção da moratória. Este OE vai levar-nos à depressão, que poderá durar sete anos.

Foi o euro que nos levou da poupança e competitividade para o consumismo e a inacção. E ainda arranca juros aos pobres, bons investidores e empreendedores. E o lucro dos cartéis para offshores, sem impostos.

Como no volfrâmio, ouro e cobre, a cabala está nas profundezas de Portugal e só a revelação, com a volta à transparência, nos livrará da miséria do passado e a do futuro. As pilhagens descritas no livro “Negócios com os Nazis” repetem-se hoje, com a troca de uma letra, do Ouro pelo Euro.

E a lavandaria, ainda na Suiça? Inovar é mudar muita coisa.”

* Autor de “Empreender Turismo de Natureza” e “Como Sair da Crise” apresenta na INATEL de Oeiras em 17 de Novembro pelas 18h00, as soluções para Portugal resolver a presente crise.

7 comentários

Filed under Blogosfera, gente, Opinião, União Europeia

7 responses to “Jack Soifer sabe como sair da crise!?

  1. Miguel

    Com tanta gente a dar soluções sem solução alguma quem sabe se esta não será de levar em conta ? Miguel

  2. Meu caro Miguel; começo por te dizer que não ouço assim tantas soluções.
    Na verdade, avaliações da crise, essas sim ouço muitas e já me fartam!!
    As soluções, dizem não serem fáceis, ouço-as muito pouco e, entre essas poucas, as de Jack Soifer fazem sentido para mim. Não é só pela simpatia do individuo, nem pela sua hiper-motivação… É pelo respeito que tem a este País, pela avaliação que faz do seu povo e, principalmente pela centralização no Ambiente, Recursos Naturais e Localização Geográfica, que sabe valorizar em Portugal.
    Mesmo que as soluções não resultem, vale a pena ouvi-lo, por tão motivador ser!

  3. Miguel

    Não digo o contrário Sr.. Almeida. Ao que me refiro é apenas o ouvir todo o dia e toda a noite, tanto na rádio como na televisão, gente entendida e muitos burros armados em economistas. Mas depois o que fica para nós, é mais ou menos, nada. Pelo menos este que indica parece-me que diz alguma coisa entendível.

  4. George

    Mr. Jack parece ter razão num tempo em que a razão não se sabe onde anda. A Alemanha e a França obrigam-nos a nós pequenitos a engulir o veneno que eles acham conveniente para tratar do mal de não sei quê.
    Merde!

  5. Frei Tomas

    Amigo Professor,

    Para vencer a crise há que seguir o que pregam os nossos dirigentes: “faz o que eu digo, não faças o que eu faço”!

    Não acreditas?!?! Então lê o artigo de opinião do Dr. Seruca Emidio no Correio da Manhã de hoje. Lá Vem escrito o seguinte:
    “Já aqui fiz algumas reflexões sobre o momento que vivemos e as preocupações decorrentes das medidas propostas no Orçamento do Estado, que muito brevemente verão a luz do dia. Aliás, parece que a grande maioria concorda, até mesmo aqueles que na Assembleia da República estão ‘desalinhados’ com este Orçamento para 2011, que ele põe à prova o nosso instinto de sobrevivência.
    E é exactamente neste que gostava de centrar as minhas preocupações futuras, não só como cidadão, mas também enquanto decisor que sou, ainda que à escala do local. Pretendo, pois, virar a página e questionar, desta feita, sobre o que cada um de nós, qualquer que seja a sua posição e o trabalho que executa, pode fazer perante os constrangimentos financeiros que temos pela frente. Fala-se muito na necessidade de relançar o crescimento e de cortar nas despesas, particularmente naquelas que se podem considerar como inúteis, e eu, naturalmente, estou de acordo com isso. É uma resposta global que o País tem de saber encontrar. Contudo, a minha interrogação mantém-se.

    Não há ninguém que discorde com o nosso Presidente, mas…

    Será que os meus amigos já viram o carro que o Presidente comprou?

    Sim o mesmo Presidente que assinou este artigo comprou um carro há poucos dias que custou apenas 73.858,75€ + IVA pago pela CM Loulé.

    Vejam a prova no portal do Governo!

    Já o podem ver a passear no novo carro da CM Loulé, um BMW série 5 topo de gama.
    A ver pelo preço tem todos os extras possíveis!!

    Belo exemplo em tempo de crise!!! Assim é que é!

  6. Iurin

    Se pudesse estaria em 17 do corrente mês no Inatel de Oeiras para escutar a conferência deste homem. Mas não posso. Espero que os jornais falem verdade e contem como foi. Mas eu não acredito nos jornais. Olhem para os daqui da nossa área. Todos vendidos ou para lá caminhando.

  7. Phill

    Seruca Emídido não me diz nada. Não votei nele nem votaria, embora tudo isto seja triste de mais!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s