Loulé… Natal e (?)!


É Natal e quase Fim de Ano! Será, por isso, tempo de balanço e prestação de contas… Será o tempo de projectar o que vem aí… O que vem virá, por muito que nos assuste ou gostássemos de evitar, o tempo, esse, ninguém o pára!

E foi neste ano que, à revelia dos poderes municipais, eleitos socialistas conseguiram garantir a construção de mais um “membro” da Circular de Loulé e temos orgunho de ter estado no Ministério das Obras Públicas para sensibilizar o Governo para esta necessidade!

Embora tarde, a Autarquia está a ligar o Terminal Rodoviário ao Eixo Norte da Circular e, com isso, repõe a ligação a Salir.

O esventramento do Parque Municipal, que durou mais tempo que a construção do eixo da Circular, dará Nova sede à Casa da Cultura de Loulé!!!! Bem, se é certo que a Casa do Pombal merecia ser recuperada e o Parque potencializado, já é dramático ficar a cargo de amadores de cultura e artes a tarefa de o fazer, sobretudo, perdendo a centralidade que “agora” têm. Há legítimas razões para temer os custos e penalizações que irão resultar da “mudança de casa”!

Aliás importa referir que um dos grupos de teatro amador da Casa da Cultura de Loulé esteve no Nera (por falta de Cine Teatro) e realizou a maior “sala” dos últimos anos na Cidade com a peça “Amanhecer na Rotunda” e, parece… que mesmo assim os “louletanos em Lisboa” desconhecem a existência deste “ninho-escola” de vocações culturais a ponto de requererem a criação de uma Casa de Cultura em Loulé!!!(?)~

Em suma e resumindo: Esta é uma terra de individualidades soltas que, às vezes, se juntam e fazem coisas boas e, no resto do tempo, andam por fora… ninguém as vê por cá!

É claro que por cá estão sempre os “escravelhos” que devoram o viço que resta e fazem o carreiro para o tacho… hão-de dar os cabazes e aparecer junto do “Pai Natal”: São os Delfins a sacar a popularidade do “bom homem”, e nós a vê-los aparecer!

Olhem: Tenham um Bom Natal… o balanço continuará!

14 comentários

Filed under Cidadania, Loulé, Opinião, ssebastiao

14 responses to “Loulé… Natal e (?)!

  1. Victor

    Por se falar em Natal olhem só para este cretino:
    “Só há prenda para a mais nova, as outras já não são crianças. Os adultos este ano não têm presentes porque não há meios para isso”.

    “Não me vou endividar para estimular a economia.”

    Passos Coelho, cujo partido costuma dar aos líderes um vencimento igual ao de vice-primeiro-ministro.
    Encontrei no Blog C. Corporativa e achei interessante a transcrição. As minhas desculpas.

  2. Ana Maria

    Professor Almeida este é sem dúvida um dos seus melhores posts dos últimos tempos. Tudo esmiuçadinho. Tudo verdade. Tudo o que ninguém diz nos jornais ao serviço, não dos interesses dos louletanos, mas dos eleitos pelo partido da maioria camarária. Parabéns e que que nunca se canse de transmitir à gente as verdades. Apenas e só as verdades! Ana Maria

  3. anónimo

    Estou mesmo a ver o que será a casa da cultura nesse sítio. Além de ficar descentralizada, se não ficar guardada por algum hipotético “Anjo” da guarda, é vê-la ser desventrada de quando em vez. Depois digam que não avisei!
    Um bom Natal, que o não será para muitos infelizmente.

  4. Culturinha

    Se calhar o Senhor Laginha tem razão. Será que aquela casa não precisava de ser arejada com nova gente e novas ideias à frente? Se a Câmara subsidia acho que era tempo, e até já se falou nisso, de passar a bola a outras pessoas. Aquilo não é para a eternidade ou é?

  5. Petter

    Mandar uma boca em Lisboa é chique e intelectual. Estou farto de intelectuais que nunca fizeram nada pela terra mas que estão sempre prontos a mandar sugestões para os amigalhaços.
    Essa do Snr. Laginha que eu não conheço de nenhum lado deve ser algum recado mal disparado. E depois Loulé é uma terra que começa ali junto ao Convento e acaba no Continente (Centro Cultural Belmiro de Azevedo), portanto não há muito para dizer.
    Petter

  6. Parece Petter que as palavras proferidas no jantar não foram bem as que surjiram estampadas no blog “Louletanos em Lisboa”… Nas tentativas para obter um depoimento de António Laginha falámos com Carlos Albino, organizador desse jantar de louletanos, que relatou que o discurso do referido Sr. versou a necessidade da construção de Novos Paços do Concelho para Loulé que deveriam incluir um “Centro Cultural”.
    Sendo assim a referência a “Casa da Cultura” terá sido um erro de quem elaborou o post no blog! Mas, vamos aguardar que o orador se digne esclarecer os louletanos da “terrinha” com as própria palavras, sem tirarmos mais conclusões.
    O que vos asseguro é que os ecos da indignação já chegaram à Capital!
    Como podem ler (http://louletanosemlisboa.blogspot.com/), o texto já foi corrigido!

  7. D. Fuas

    Como familiar de um lojista de S. Clemente, posso dizer que Loulé transformou-se numa aldeia que apenas possui vistosas iluminações de cidade mostrando um novo riquismo parolo. As superfícies comerciais da terra estão com grande movimento como sempre e as lojas estão às moscas. Um Funcionário aderente firme da nossa Câmara dizia-me há dias que os comerciantes de Loulé têm cara de ferro, não se modernizaram e não sabem aproveitar o que a CML lhes proporciona de bom. Que venha então mais o I K E A para bem de todos. Obrigado Snr. Seruca. O céu está ganho os outros que fiquem no Purgatório. D. Fuas

  8. Eros

    A crónica do Prof. Carlos Albino é uma boa pedrada não no charco mas em alguns sapos da nossa praça. Parece já quase uma eternidade o tempo que esta saparia nos salpica em Loulé dito concelho. Leiam a Crónica meus senhores e revejam-se mas não se salpiquem mais porque para escravelhos até apreciamos mais os verdadeiros. Os mandões não têm piada nenhuma pois nem às palmeiras conseguem subir! Eros

  9. Leitor

    Nesta revisão do ano é bom que se fale desse jornal que já foi mais ou menos a voz de todos os louletanos e que hoje nos envergonha pelo menos a quem a assinou durante anos a fio e que agora se vê descaradamente que está ao serviço do partido do Presidente local. Em cada número são cada vez maiores as fotos e a propaganda aos garçons do poder louletano. Perdeu-se o sentido de independência, de democracia e de liberdade. Aquilo não passa de um folheto de propaganda permanente de quem todos sabemos. Só uma coisa me admira. Como é que pessoas que eu tenho por gente séria se sentem à vontade para ali escrever quinzenalmente. Não fossem eles e a folhinha propangandista acabaria ou teriam que ser bem pagos os feitores que fossem buscar a qualquer lado. Leitor

  10. Jean

    O senhor que assina por Leitor tem toda a razão quando se refere ao quinzenário do Snr. José Maria que infelizmente por motivos de saúde não se apercebe no que transformaram o seu jornal feito com o suor de mais de sessenta anos. Era um dos jornais mais antigos da província e até do país. Só teve um período negro há uns anos quando Mendes Bota e outro senhor quiseram transformar o dito numa outra coisa. Mas não vale a pena falar mais nisto. Desejo ao Snr. José Maria dias com mais saúde e um bom ano 2011.
    Jean

  11. José

    Uma Câmara com um Centro Cultural? E porque não uma Torre igual ao supositório de Barcelona e um parque tipo Eurodisney em ponto pequeno, claro está. E sobretudo que a Câmara tenha aí uns trinta elevadores daqueles em vidro mandados fazer na mesma firma onde foi feito o espelhado da Rua do Município (do Arco). Coisa fina. Os empregados a trabalharem em cima uns dos outros conforme vi esta semana quando fui à Câmara. E ao lado o tal elevador com uma palmeira sem escaravelho? Preciso de ir dar ar à moleirinha. A serra do Caldeirão é um sítio bom. Ufa!!! José

  12. Anónimo

    A Casa da Cultura no Parque Municipal?
    Triste sina a de quem tanto tem feito nesta terra em prol do teatro e da dita cultura.
    Naquele local será de certeza a sua morte.
    Faço votos para que isso não aconteça mas tenho receio do futuro de tão importante associação da nossa Cidade.
    Não haveria outo local? Será que a Casa da Cultura terá condições para dinamizar o parque Municipal?
    Alguém quer lavar as mãos e vai atribuir a desgraça aos outros.
    PAPANOTAS, jovem artista louletano

  13. Aldin

    O Papanotas jovem artista louletano tem o meu total apoio. Colocar a Casa da Cultura no Parque é de uma falta de sensibilidade que até arrepia. Haviam outros edifícios em Loulé onde se poderia colocar a Casa da Cultura a tal que muitos odeiam e que uma certa direita trauliteira louletana tem raiva. Sabemos todos porquê. E assim vão sendo tomadas medidas em Loulé à medida dos interesses do partido do Snr. Presidente bonzinho e já agora porque não, pobrezinho?

  14. Older

    Dessa agora não estava à espera. Desterrar a Casa da Cultura para o Parque? Em Loulé as pessoas apenas gostam de assistir a coisas mais ou menos centrais. Para o Parque irão os desportistas de dia e alguns passeantes. Mas nada que possa ajudar a Casa da Cultura. Deixem-se de parvoíces sem jeito nem trambelho!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s