Nações em farrapos…


Este blog sente-se um pouco como esta bandeira…

Assiste-se em muitos lugares do Mundo a este mesmo sentimento de perda de pertença, de aprofundado abandono, de negação dos básicos direitos do indivíduo…

Quer por atos ou por silêncios, a governação ignora, esconde até, as desigualdades sociais. Assistindo ao crescimento da pobreza e da fome, os Executivos concentram-se, sobretudo, na aritmética financeira e eleitoral; maquilham os dados e encobrem os fracassos sociais das suas políticas dominadas pela chamada “economia real” (determinada pela grande finança mundial) sem se darem conta do abismo que está à nossa (e à deles) frente.

Nestes casos, e nestes sítios, falar é perigoso, mas é imperioso!

Se nem todo o Poder merece este retrato, já à Oposição se impõe que alerte, denuncie e combata!

9 comentários

Filed under Blogosfera, Cidadania, Eleições, Europa, Opinião

9 responses to “Nações em farrapos…

  1. Manoel

    É sempre de gritar e chamar à atenção para o que está mal. Democracia sem oposição não é Democracia. Aqueles países estão a descobrir o quanto perderam até agora com as proibições a que foram sujeitos durante centenas… milhares de anos.

  2. Jornaleiro

    Os preços das matérias-primas relacionadas com alimentos alargaram as subidas no mês passado, após uma escalada em 2010 devido às secas e cheias que se fizeram sentir desde a Rússia à Argentina, causando graves danos nas plantações.

    Os elevados preços dos alimentos contribuíram para a escalada das tensões e dos protestos na Tunísia que levaram ao exílio do presidente Abidine Ben Ali no mês passado e às manifestações que ainda se fazem sentir nas ruas do Egito, onde os manifestantes exigem a demissão do presidente Hosni Mubarak, que já anunciou que não ser irá recandidatar nas eleições de Setembro, depois de mais de três décadas no poder.
    NM.

  3. barman

    Estou à espera da reportagem sobre o Cine Teatro Louletano onde foi gasto mais de um milhão de Euros????? Barman

  4. Bico

    Li no Jumento :
    Quando já se sabia que Cavaco Silva é um arguto investidor no mercado das acções não cotadas, os portugueses descobriram que fizeram bem em apostar num Presidente da República que tem vastos conhecimentos em economia. Esta semana foram surpreendidos com a sua argúcia para o negócio imobiliário e, o que dá sempre jeito, para minimizar a carga fiscal aplicada a este tipo de negócios. Não só conseguiu trocar a sua velha vivenda por uma bem mais cara como na hora de pagar a SISA beneficiou de uma artimanha que levou a que o imposto incidisse sobre uma ficção e não sobre a nova vivenda. Como os portugueses costumam gostar de quem engana o fisco se as eleições se realizassem hoje Cavaco Silva teria passado a fasquia dos 60%.

    Bico . Bonito domingo

  5. Joe Soon

    Quanto ao último comentário que fala ainda de Cavaco poderemos dizer com toda a convicção de que os seus 5 anos de mandato foram dos mais pobres que nos lembramos. Não fez nada por ninguém. Apenas enalteceu o seu EGO. Aguardemos o futuro próximo.

  6. Martin

    «A senadora belga Marlene Temmerman propôs às suas compatriotas casadas com políticos que façam greve de sexo até haver governo. A Bélgica está há 209 dias sem governo, um recorde europeu. A ideia de Temmerman não é nova: há quase 2500 anos, o grego Aristófanes escreveu a peça Lisístrata, do nome da bela ateniense que convenceu as amigas à castidade enquanto os gregos seus maridos insistissem na guerra. Entretanto, Jerónimo de Sousa propôs-se votar uma moção de censura que faça cair Sócrates. A ideia de Jerónimo também não é nova. O já citado e muito antigo Aristófanes também tem uma peça, As Nuvens, em que ataca o sofista Sócrates por causa das suas ideias perniciosas, merecedoras, se não de moção, pelo menos de censura. É sempre louvável recordar os grandes autores clássicos mas Aristófanes foi um autor teatral e no teatro os actores são essenciais para passar a mensagem. Se Lisístrata era bonita, Marlene Temmerman é, é, como vou dizer isto?, enfim, não serve para porta-voz da ameaça que se propõe. Já Jerónimo de Sousa, se adequado para o papel anti-socrático, entra em cena com uma arma demasiado falsa. A promessa comunista de votar a moção de censura ao lado do PSD e CDS parece aquele revólver de brincadeira de cujo cano pende a frase “bang!” – a intenção era só ver o BE assustar- -se… Prometem-nos Aristófanes e dão-nos comédia de boulevard. » [DN]

    É autor deste excelente artigo o jornalista Ferreira Fernandes do Jornal DN.
    Vale a pena ler este homem.

  7. Viana

    Então pessoas com remuneração mensal superior a 4.500 € ficam em risco de pobreza por lhe aumentarem em 1% ou 2% a retenção na fonte?
    Mas quem é que o Prof. Marcelo da TVI acha que são os pobres deste país?
    Saberá ele o que é a pobreza?

  8. LPSR

    Marcelo Rebelo de Sousa que dizem ser um bom professor é hoje uma triste figura da TVI. Não era preciso o senhor descer por ali abaixo como um comentador de feira.

  9. anyta

    Por favor Professor, retire aquela foto que além de chocante é de muito mau gosto no seu trecho anterior. Nem consigo abrir a página sem ficar mal disposta. Para que serve e com que intenção aquele pobre desgraçado é aqui mostrado ou mesmo noutro lado. Any

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s