Três novidades da semana…


Ou “quem não tem que fazer, faz colheres de pau”… poderia ser o título deste post.

1 – Estrategicamente, antes da descida da Santa, a Escultura de Jorge Timóteo e Miguel Cheta deixou a Rua dos Homens do Andor e foi para a nova Rotunda da Rua da (própria) Nossa Senhora da Piedade, que dá acesso ao Santuário!

Esta intervenção parece-nos bem pois reforça a visibilidade do objecto artístico junto do público a que se dirige; favorece a projeção dos seus autores e permite-nos relembrar o grande painel de azulejos dedicado à Mãe Soberana realizado pelo olhanense Jorge Timóteo.

2 – Em época de viagem de saudade e busca de recordação familiar decidiu, a Câmara Municipal, presentear os visitantes com novo mobiliário urbano previsto para a Praça da República, essa pobre que foi vítima da maior desvirtuação desde o Largo de S. Francisco…

Como podem verificar, esforçou-se, o repórter por apresentar uma imagem à altura do conceito de Sala de Estar que pretendem o Executivo e a marca LC, nesta renovação subversida do Centro da Cidade, na qual não deixa dúvidas que Mercado e Paços são os imóveis a contemplar. Questionado pela nossa reportagem, o Edil declarou, serem os sofás, quentes no Inverno e frescos no Verão!!!

3 – Prosseguiu, finalmente, a proteção do Palácio Aboim com o revestimento de um dos Alçados (da Rua da Marroquia)… Importante ação, não por se parecer um armazém, mas pelo resguardo que garante…

Não seria este assunto extraordinário não fora a informação pública que agora lá figura e que exigimos ver cumprida. Ora vejam, numa imagem ampliada!

Muito bem: Casa da Música Nova!

Sempre temos desejado o regresso da Filarmónica Artistas de Minerva à sua casa… Ficamos felizes por ver esse compromisso afirmado em “letras bem grandes”.

Afinal, resumindo e avaliando, são três ações que consideram um mesmo e magno evento: as Festividades em Honra da Padroeira da Cidade – A Mãe Soberana!

Importa sim, o serem 3 boas ações, apesar dos custos e incertezas, apontam na direção certa. Parabéns são devidos e aqui apresentados.

Boa Páscoa para todos e Viva a Mãe Soberana!

19 comentários

Filed under Cidadania, Loulé, Mãe Soberana, Opinião, ssebastiao

19 responses to “Três novidades da semana…

  1. Ferrodes

    Nao e novidade para muitos louletanos:
    1 – a Mae Soberana anda muito alaranjada
    2- os bancos de PEDRA sao pra malta se sentar a olhar pro Seruca e respectiva TRUPE
    3- nao ha dinheiro para obras destas
    e por u´ltimo———– esta’ na hora do seruca se ir embora ——————-

  2. Festeiro

    Bancos pró modernos à mão de semear para a malta que gosta de graffitar ? Já pensaram se isso acontecer o que se não gasta para tirar daquele branco a sujidade . Oxalá eu me engane. Verdade parece ser que o PSD quer tomar conta da Mãe Soberana o que é uma vil ofensa para os louletanos. Indignemo-nos !

  3. Arab

    O que tem acontecido por aí se fosse com algum dos presidentes anteriores já os tinham deitado da janela abaixo. Mas estes senhores estão perdoados. sabemos todos porquê. Cada vez tenho mais pena de não viver noutra terra. Se não fossem as dificuldades que isso acarreta quem não estaria aqui seria eu e os meus. Longe. Longe. Arab

  4. Liberdade

    No dia 25 de Abril tive umas pessoas amigas em minha casa que vieram de fora. Ficámos todos indignados com a pobreza das comemorações numa terra rica como esta. Hastear a bandeira é o mínimo dos mínimos que se pode fazer numa qualquer aldeia do país. Esta gente não terá vergonha na cara de gastar rios de dinheiro em coisas que nada dignificam a terra e nisto deixar passar o dia numa pobreza de imaginação que roça o indigno ??????????

  5. louletano

    O leitor Liberdade tem razão. Foi das coisas mais pobrezinhas que se fizeram certamente na maior parte do país pelo menos em concelhos com posses.
    Neste dia no tempo quer do Prof. Vairinhos quer do Dr. V. Aleixo faziam-se grandes espectáculos. Talvez os melhores que alguma vez passaram por aqui. Pois estiveram cá os maiores músicos e cantores portugueses como o Fausto, Vitorino, Janita e muitos, muitos outros. Grandes tempos. Agora há a noite do lençol branco ou lá o que é e das bruxas e pouco mais… Uma vergonha. Parabéns ao Liberdade por ter vindo aqui lembrar o que muitos de nós sabemos e que não chegam a dizer porque não têm onde. Louletano Indignado

  6. Gigolo

    Também as novidades dos discurso do 25 de Abril:
    Retirando-lhes a carga política, diria que o discurso de Eanes foi o do filósofo-militar denso, complexo e complicado, a descair para o salamaleque, o de Soares foi o do político-partidário na mesma concepção do “eu” e do passa-culpas de sempre, o de Sampaio foi o do homem-da-rua que sente na pele os maus gestores que tem, os políticos medíocres que elege, a Europa dos egoísmos e da sua própria ideia de direitos adquiridos sem obrigações e, finalmente, o de Cavaco foi o do académico-economista com a costumeira mão cheia de nada.

    A História tratará de os qualificar. Para já fica a constatação de que só Sampaio soube estar à altura e que, por muito que a História da Revolução se deva a Eanes, a da Europa se deva a Soares e a do esbanjamento e da engenharia-financeira se deva a Cavaco, a da lucidez se ficou a dever ao Presidente que, embora tenha cometido o erro de fazer de um gigolô, Primeiro-Ministro, foi o único que se confundiu com o povo que o elegeu.
    LNT – Camara Corporativa

  7. Zola

    Peço desculpa mas aqueles sofás em pedra não condizem com a Praça da República. Deveriam ser colocados num espaço mais intimista. Ali não. Quanto ao trabalho em ferro sobre a Mãe Soberana pouca diferença fará ali ou onde estava. Opiniões. Zola

  8. Aqui está um post de simpatia!
    Isento de crítica, politicamente leve… Oportuno a noticiar os feitos de quem pode fazer (muito do agrado de quem faz e gosta de mostrar o feito).
    Servido de imagens cuidadas, reproduzindo as palavras dos executores, contextualizando os assuntos, …
    Isso porque a devoção exige e os “homens” se colam a ela, mesmo em tempo de escolhas dificeis e de escrutínio apertado.
    Não resta dúvida de que o Manto de Nª Srª está muito alaranjado!

  9. Santus

    Infelizmente tomaram conta até do Manto da Senhora que é de todos nós.
    Nesta terra já falta pouco para ter lugar no Guiness pelas asneiras e pela má formação.

  10. James

    Não desgosto dos bancos embora não sejam de todo indicados para ali. Quanto à estrutura da antiga Música Nova esperemos que não seja um mamarracho que ali fique para as eleições daqui a seis anos e meio. No que diz respeito à escultura em ferro da Mãe Soberana tudo depende do gosto de cada um que ali passa. Há quem deteste e quem ache alguma graça e certamente até quem adore. É sempre assim no que diz respeito à Arte.
    Já agora deixo aqui o meu protesto contra os vândalos da auto estrada do Algarve. Se aquilo é forma de protestar mais valia meterem a cabeça no caixote do lixo. É que quem paga cada prejuízo disto ou doutras coisa públicas somos todos nós. Mas há camelos para tudo neste mundo. Viva a Liberdade mas a verdadeira não esta .

  11. Campina de Cima

    Acho que a escultura em ferro fica melhor ali porque contrasta mais com o ceu e por acaso até gosto da dita. A ideia é muito boa. Nem tudo o que esta balofa Cãmara faz é mau. Às vezes acerta.

  12. Tectu

    Depois de Passos Coelho ter estado um mês e meio a brincar com o país, o grande sinal que os portugueses aguardavam foi dado por ele esta madrugada, ao anunciar, num programa humorístico, que iria assinar o acordo com a troika.

    Serei só eu que fico chocado com este comportamento dos estarolas da São Caetano?

    Não é isto o grande sinal da insustentável leveza de Passos Coelho?

    Miguel Abrantes

  13. Dia

    Salvé: O psd já tem programa! a um mês das eleições e andando há seis anos a dar ideias que não servem nem ao Barreto aí está.
    A quatro semanas das eleições o PSD apresenta hoje ao fim da tarde o seu programa eleitoral. Prioridades: 1. Reduzir o número de deputados de 230 para 181. Como se fosse coisa que pudesse ser feita por decreto do governo… (É necessário o acordo de quatro quintos dos deputados em efectividade de funções.) 2. Um futuro governo do PSD terá 10 ministros e 25 secretários de Estado. 3. O projecto do TGV vai ser reanalisado, significando que, o mais tardar no fim do ano, a ligação Lisboa-Madrid volta a ser prioritária. 4. Redução da taxa social única. 5. Extinção dos governos civis. 6. Pacto fiscal inter-partidos. 7. Desacelerar os ingressos na Função Pública, de modo a permitir apenas um ingresso por cada cinco saídas. (A quota actual é um para três.) Mas as seis ou sete luminárias que falam em nome do PSD dizem que a Função Pública está sobredimensionada! O PSD não assinou o memorando da troika? Se estão lembrados, a troika exige o despedimento (até 2013) de 23 mil funcionários. Em que ficamos? Eduardo Pitta

  14. Reina

    Sr. Professor. Acho que esta na hora de apelarmos à N. S. Piedade para nos livrar desta escumalha de politicos deste grau:

  15. Tassios

    Fico abismado como é que este homem chama Hitler a um seu companheiro da politica, nazis a quem votou nesse mesmo politico e agora a nojice de uma conversa de casa de banho num canal de tv. Será que vale tudo ? Um vómito.

  16. Silves

    O nível dos politicos esta a descer. No PSD então é assustador. Aquilo já não é nada. Desmentem-se uns aos outros. Dizem coisas que não lembra ao diabo. Mas que raio . E alguns são figuras do cavaquismo que se tinham por grandes senhores. Onde isto chegou. J. Silves

  17. temavonde

    Ó Almeida estás de Férias? ou então parece-me que estás mais manso? com tanto assunto para malhar nos bichos, e tu, ai parado/estagnado?
    Nota: toma lá este mote “ESTÁ NA HORA DO SERUCA SE IR EMBORA”

  18. Dias

    As reformas douradas e o culpado Zé.
    Leio no DN a habitual notícia sobre as reformas douradas acompanhada pela fotografia de Sócrates. Como as regras que permitiram estas reformas são da autoria de Cavaco Silva receei que a escolha da fotografia para documentar a notícia significava que o primeiro-ministro se tinha reformado com uma reforma dourada. Mas não, a imagem foi escolhida para sugerir que a culpa das benesses do cavaquismo era do Sócrates.
    O Jumento

  19. Oba

    Eduardo Catroga diz estar preparado para ser 1º Ministro:
    Só se for para Primeiro Ministro da “pintelhândia” no Palácio de “HitlerVille” onde tudo se dobra,os numeros,a cerveja,o vinho e os impostos!?!

    É incrivel mas finalmente percebi quem é que Eduardo Catroga me faz lembrar, o personagem Achmed!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s